Passo Fundo venceu a cidade de Penã (Venezuela) no confronto saudável do Dia do Desafio 2015, realizado na última quarta-feira (27/05). A cidade gaúcha mobilizou 45% de seus habitantes em torno da prática de atividades físicas. O Rio Grande do Sul teve, pelo segundo ano consecutivo, adesão de 100% dos municípios ao DDD e realizou mais de 3,3 milhões de atendimentos nas 497 cidades gaúchas. O Dia do Desafio é uma realização do Sistema Fecomércio-RS/Sesc, em parceria com as Prefeituras.
Para participar, os municípios se inscreveram previamente e precisaram mobilizar a comunidade a realizar alguma atividade física entre zero hora e 20h do dia 27. O Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física. A ação acontece em forma de disputa entre duas cidades de mesmo porte populacional. O município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence.
A Unidade Sesc Passo Fundo também tem em sua abrangência os municípios de Água Santa, Barracão, Cacique Double, Camargo, Capão Bonito do Sul, Casca, Caseiros, Ciríaco, Coxilha, David Canabarro, Ernestina, Gentil, Ibiaçá, Ibiraiaras, Itapuca e Lagoa Vermelha. Confira os resultados dos demais confrontos saudáveis www.sesc-rsc.com.br/diadodesafio.
No Rio Grande do Sul, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc realiza o projeto nas cidades gaúchas em parceria com as prefeituras e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer, desde 1997. O Dia do Desafio foi incluído no calendário oficial do Estado a partir da Lei 12.492 de 16 de maio de 2006, de autoria do então deputado estadual Giovani Cherini.
Move Brasil – O Dia do Desafio é uma ação para o Move Brasil. O Move reforça o compromisso do Sesc com a promoção da saúde e da prática de atividades físicas e esportivas, duas de suas áreas prioritárias. A instituição planeja atividades que se multipliquem nacionalmente e beneficiem milhares de brasileiros. Dessa forma, oferece assistência médica por meio de ações destinadas ao diagnóstico e à prevenção de doenças, além de experiências esportivas como meio de lazer ou vivência de aprendizagem e aperfeiçoamento de uma modalidade.