O Dia do Desafio, realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, em todo continente americano, estimula a prática de atividades físicas numa disputa saudável entre duas cidades de mesmo porte populacional, onde o município que mobilizar mais pessoas em relação ao número oficial de habitantes vence. Nesta ano, a atividade aconteceu ontem (27) e Passo Fundo competiu com Peña, da Venezuela. A proposta de fazer as pessoas interromperem suas atividades rotineiras e, praticarem pelo menos 15 minutos consecutivos de qualquer atividade física, movimentou o comércio, escolas, empresas e entidades.Além das atividades programadas no ginásio do Sesc como danças, capoeira e alongamentos, houve a “invasão do comércio”, corrida, caminhada orientada e uma “pedalada”, que aconteceu no primeiro minuto do dia 27. Também foi realizado, durante todo o dia, o “Saúde em movimento”, promovido dentro dos coletivos urbanos.
Em 2014, segundo o coordenador do Dia do Desafio de Passo Fundo, Amaurel Rodrigo Schneider, 51% da população participou de alguma atividade. Este ano, a meta foi mobilizar pelo menos 45% dos habitantes. “Esse percentual representa em torno de 85 à 90 mil pessoas e em 2015 diminuiu para tentar aproximar o número real de participantes”, explica Schneider.
Quilômetros de saúde
Uma das novidades deste ano foi o chamado “Quilômetros de saúde”. A iniciativa foi disponibilizar uma esteira e uma bicicleta ergométrica em frente ao Sesc, onde a comunidade que passasse pelo local poderia contribuir com o desafio e ainda realizar uma atividade física.
Escolas
No Colégio Salvatoriano Bom Conselho, o Dia do Desafio aconteceu nos turnos da manhã e da tarde. Ao todo, cerca de mil pessoas entre estudantes, professores e funcionários participaram das atividades. Já nos colégios Notre Dame e Notre Dame Menino Jesus, quase dois mil estudantes e educadores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental participaram de alongamento, aeróbica e dança, adequados às faixas etárias dos estudantes e orientados por educadora física.
HSVP
No Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), os colaboradores destinaram 15 minutos para movimentarem-se e cuidarem da própria saúde. As atividades foram coordenadas pela equipe de fisioterapia do hospital em mais de 100 setores.
Câmara de Vereadores
O vereador Gleison Consalter (PT), que é professor de educação física, coordenou uma sessão de alongamento no hall de entrada da Câmara de vereadores no início da tarde. Participaram em torno de 30 pessoas entre vereadores e colaboradores.