Chuva acima da média

Tempo instável segue até hoje e temperaturas mínimas podem chegar aos 8ºC no final de semana

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A chuva está 45% acima da média histórica prevista para o mês de maio em Passo Fundo. Entre domingo (24) e quinta-feira (28) foram registrados 110 milímetros de chuva. A instabilidade deve se afastar e o tempo seco deve retornar no sábado. As temperaturas mínimas devem chegar aos 8ºC e as máximas não devem ultrapassar os 18ºC neste final de semana. 

A área de instabilidade que chegou nesta semana provocou muita chuva. De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, já choveu 165 milímetros, o que representa 45% acima da média prevista para o mês, que é de 114 milímetros. “Até o final de maio, a chuva deve ficar bem acima da média, mas teve anos que já choveu assim”, disse Sampaio.

A sexta-feira deverá amanhecer com nevoeiro ou névoa úmida e permanece com céu nublado a encoberto com possibilidade de chuva no decorrer do período. As temperaturas entram em ligeiro declínio à noite e ficam entre 10ºC e 18ºC.

A previsão para sábado é de céu parcialmente nublado a nublado com formação de nevoeiro ao amanhecer. O tempo seco começa a predominar A temperatura mínima deve chegar aos 8ºC e a máxima aos 18ºC. O domingo também tem possibilidade de nevoeiro pela manhã e o dia será de céu claro a parcialmente nublado. As temperaturas deverão entrar em elevação gradativa.

Aviso meteorológico e transtornos
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou ontem Aviso Meteorológico que indicava acumulados significativos de chuva do Rio Grande do Sul. Conforme a nota, as condições meteorológicas eram favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, trovoadas, rajadas ocasionais de vento (40 a 90 km/h) em áreas isoladas do nordeste e leste do Rio Grande do Sul. Além dessas condições, também havia condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de acumulado significativo de chuva nessas mesmas áreas.

O excesso de chuva causou alguns transtornos em algumas rodovias do Estado. Pelo menos três pontos da BR 116 ficaram interrompidos na manhã de quinta-feira de acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). As interrupções ocorreram em Barra do Ribeiro, Sentinela do Sul e Tapes, municípios da região Centro Sul. Na ERS 713, o asfalto cedeu, na divisa com Barra do Ribeiro, e deixou o município de Sertão Santana ilhado. Em Porto Alegre, pelo menos 11 bairros tiveram o abastecimento de água interrompido ontem devido à falta de energia elétrica. No Estado, também houve falta de energia elétrica em outros municípios da região metropolitana e no Centro Sul, devido a danos nas redes causados por queda de árvores e galhos que desarmaram os alimentadores. Conforme dados da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) cerca de 30 mil clientes estavam sem fornecimento de energia na manhã de ontem.

 

Gostou? Compartilhe