Meu Bebê, Meu Tesouro: Mães do programa são homenageadas

A tarde de sexta-feira (29), foi de homenagens ao Mês das Mães a todas as 704 gestantes cadastradas no Programa Meu Bebê, Meu Tesouro, da Prefeitura de Passo Fundo.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um encontro festivo foi realizado no Clube Caixeiral Campestre e teve shows artísticos com a Trupe da Leitura, do Núcleo de Leitura da Secretaria de Educação (SME) e apresentação de voz e violão com o músico Maíti. As gestantes com previsão de parto para os meses de junho e julho,  receberam o kit do Programa, com enxoval para os bebês.

Presente na homenagem, o prefeito Luciano Azevedo reforçou os cuidados e a preocupação da administração municipal em reduzir a taxa de mortalidade na cidade, que atingia números alarmantes em 2013 e que estão reduzindo positivamente após a instalação do programa. “O Meu Bebê, Meu Tesouro se destaca pela sua importância na redução da taxa de mortalidade e, também, com o período da gestação e após o nascimento. Por isso, tem a assistência e os cuidados da equipe de saúde durante todo o primeiro ano de vida do bebê. As crianças tem de nascer bem e viver bem”, disse Luciano.

Para Josinara Franzen, que faz parte do programa desde o início da sua gestação, a assistência dada foi muito importante para a saúde da recém-nascida, Hanielly, de apenas cinco dias. “Minha filha está com saúde e eu fui bem cuidada. Este programa fez a diferença na minha vida, só tenho a agradecer”, disse.

Conforme o acompanhamento feito pela gerente do Programa, Tatiana Both, 380 crianças já nasceram de mães cadastradas no programa. “Tivemos 41 nascimentos em 2013, 151 em 2014 e, até hoje, 188 crianças atendidas”. A gerente destacou, ainda, o trabalho feito pelo programa, que envolve o monitoramento desde a gestação até o primeiro ano de vida do bebê; encontros trimensais para orientação em relação aos cuidados na gravidez, aleitamento e cuidados com o bebê; entrega de kit de enxoval; e atendimento em casos de gestação de risco e problemas de saúde da criança, todos realizados – realizadas pela Secretaria da Saúde e pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).

Outras informações sobre critérios para cadastro no Programa Meu Bebê, Meu Tesouro podem ser obtidas na Secretaria da Saúde (setor Saúde da Mulher), através do telefone (54) 3316-1000.

Gostou? Compartilhe