Olha só, os gregos que tudo plantaram e ensinaram sobre filosofia eram seres estranhos. Eles acreditavam que as algumas pessoas eram superiores as outras e que, por isso, a democracia era um sistema execrável. Como poderia haver democracia para pessoas absolutamente diferentes? O melhor sistema seria da meritocracia, os mais notáveis governariam. Mas, os meritocratas se juntaram num grupinho chamado oligarquia em que o poder circulava sempre entre os mesmos. Em tempos difíceis, o mais notável ficava no poder por longo tempo, ao que chamamos de tirania. Quando o povo se cansava disso, derrubava-se o tirano e se instalava a democracia - entre seres absolutamente desiguais, com pensamentos desiguais, com ambiço??es desiguais e, finalmente, emergia a anarquia, regime sem comando, sem lideranças. Nada melhor, nestes casos, que um salvador, um ser messia?,nico. Um país que precisa de um salvador deve estar numa merda total. Aos gregos quem era belo, musculoso ou sábio era, naturalmente, melhor que os outros.
O cristianismo, ao contrário dos gregos, acha que a natureza na??o tem tanta importa?,ncia assim. Somos iguais perante o pai. Os crista??os acham que belo é aquilo que a gente consegue fazer com os talentos que herdamos. Um nasce com dois talentos, outro com dez talentos. Vale mais aquele que usa melhor os talentos que tem, sempre em benefício de outras pessoas, sena??o na??o há espírito crista??o.
Povo atrasado esses gregos, na??o é mesmo? Pois, muitas vezes, agimos tal qual os gregos de há tre?,s mil anos. Na eleiça??o da rainha brita?,nica Dilma, aquela que na??o governa e que terceirizou o comando ao primeiro-ministro PMDB, na??o falamos que queríamos separar o Brasil daquele povo atrasado do norte-nordeste? Na??o existe entre nós os energúmenos que gostariam de separar o Rio Grande do resto do Brasil? Deve ser porque entendamos que somos diferenciados, que nosso sangue é azul e na??o vermelho como o dos outros. Ninguém é melhor que ninguém, há gentes que fazem melhor que outras gentes. Fazer melhor é o que nos torna melhores. Por isso que tal loja está cheia, que determinado restaurante está sempre lotado, que tal empresa recebe a prefere?,ncia dos clientes. por que fogem da gente, por que procuram o concorrente? Deve haver alguma explicaça??o e muitas vezes ela é explícita, só na??o ve?, quem na??o consegue ver.
Em tempo, prometi que na??o iria mais fazer necrológico por absoluta inconvenie?,ncia do mesmo. As homenagens e os reconhecimentos deveriam acontecer em vida e na??o depois que o falecido na??o pode sequer ouvir. Só queria dizer que morrer é uma bosta e morrer antes dos sessenta anos é uma merda completa. Jaime Ughini, futebol elegante, cidada??o de bem com a vida, companheiro, exemplo, médico dedicado, deixa a vida da gente mais pobre com a partida precoce. Nós, teus amigos, procuramos palavras e na??o achamos. melhor dizer palavro??es a chutar paredes.