‘Chovendo no molhado’
Toda e qualquer iniciativa pró-jornada Nacional de Literatura, neste momento, por mais meritória e louvável que seja, é inócua. A Universidade de Passo Fundo, como instituição séria e respeitada não se prestará a cancelar e voltar atrás na realização das atividades que estavam programadas para setembro/outubro. Quero acreditar que escritores, políticos e pessoas envolvidas com projetos culturais saibam que uma vez aprovado um projeto dentro das normas da Lei de Incentivo à Cultura, ele deve ser cumprido integralmente. Se não cumprido, o agente captador dos recursos deve devolvê-los. E se realizada na sua forma original, a prestação de contas é tão severa que o responsável pelo projeto, no caso da UPF, deve comprovar que todos os itens de despesa foram cumpridos. Ora, a Jornada foi cancelada na semana passada porque não havia a menor expectativa de atingir o valor de R$ 3,5 milhões orçado para este ano. No máximo se conseguiria R$ 2 milhões. É total desperdício de energia querer se aproveitar de um momento delicado como este. Se o objetivo é realmente ajudar, então o foco é 2017, porque a Jornada não acabou, mudou de data.
Decepcionado
O presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Patussi, PDT, esteve em Brasília esta semana e ficou estarrecido com o que ouviu no Congresso. "Temos que votar o que é melhor para nós", teria dito um deputado na terça feira (26), à noite, no Plenário da Câmara, quando da discussão do Sistema Eleitoral da Reforma Política. Patussi, que postou a frase no seu perfil de rede social, disse que o grande momento de mudança que poderia ser efetivado através de uma reforma política, não passou de um engodo. “Aliás, mais um grande engodo patrocinado pelos nossos deputados! Fiquei decepcionado, constrangido, entristecido, pois todas as discussões promovidas em nosso país, sequer foram consideradas”, comentou.
Investida
O DEM articula estratégia e se credencia a ocupar candidatura de vice-prefeito numa eventual chapa com Luciano Azevedo, PPS, em 2016. O pré-candidato do partido é o vereador Patric Cavalcanti. Nesta linha, o diretório estará publicando informativos a cada 15 dias mostrando as ações partidárias. Além da experiência do vereador, o DEM tem na manga o tempo de propaganda eleitoral, útil para quem quer compor uma aliança com espaço em TV e rádio.
Nome
Por falar em eleições, o PMDB também é forte candidato a ser vice de Luciano, caso ele confirme intenção de concorrer. Cresce a preferência interna por Caio Rocha.
Discurso otimista
Passo Fundo sediou na sexta-feira à noite o encontro do Conselho Estadual da Construção Civil, com representantes dos Sinduscon-RS, e das cidades de Erechim, Novo Hamburgo, Pelotas, Rio Grande, Santa Maria, Santa Rosa e a Ascon de Bento Gonçalves. Na pauta do encontro inédito esteve o alinhamento de discurso do segmento construção civil com foco em ações positivas. Na mesa, o debate também envolveu a terceirização, acordo coletivo e qualificação profissional. Presente o superintendente regional do Trabalho, Flávio Zacher.