Conselho Estadual da Construção em Passo Fundo

Reunião contou com sindicatos patronais de todas as regiões do estado.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma reunião histórica e inédita. Pela primeira vez o município de Passo Fundo sediou uma reunião do Conselho Estadual da Construção Civil. O encontro aconteceu na sede do Sinduscon Passo Fundo na última sexta-feira (29) e contou com a presença de diretores e presidentes dos demais sindicatos do estado. Participaram da reunião os municípios de Erechim, Bento Gonçalves, Santa Maria, Santa Rosa, Pelotas, Rio Grande, Novo Hamburgo e Porto Alegre. A reunião também teve a presença do Superintendente Regional do Trabalho Flávio Zacher. Ele explicou sobre as ações desenvolvidas pela superintendência em Porto Alegre. Zacher afirmou que há uma aproximação maior entre Ministério do Trabalho e as construtoras. “Nossa busca é sempre pelo diálogo. Esse é o caminho para se resolver tudo na vida. No caso da construção civil, nossa meta é ir alinhando, auxiliando as empresas, ajudando os auditores fiscais para que o trabalho flua normalmente. Queremos que os prédios continuem subindo, mas sempre com segurança”, afirmou. Na pauta do encontro também foi discutido o acordo coletivo, a qualificação dos funcionários, a lei da terceirização e tratou ainda do alinhamento do discurso do setor com o foco em ações positivas.
Quanto a terceirização, o presidente do Sinduscon-RS Ricardo Sessegolo destacou a pouca ou quase nenhuma informação mais aprofundada sobre o tema.  “A terceirização representa o avanço, o próximo passo para que o país avance. E para isso acontecer é preciso que a sociedade civil, mas principalmente os meios de comunicação, tratem desse assunto com mais propriedade”. Para Eduardo Mattevi, primeiro presidente e membro do Conselho Superior do Sinduscon Passo Fundo, “fica evidente que a indústria da construção precisa mostrar a comunidade, poder público, lideranças e profissionais da comunicação, a realidade do setor quanto à terceirização. Somos diferenciados dos demais setores nesse assunto e isso as pessoas precisam saber para que não façam análises erradas” afirmou. Marcelo Riegel, presidente do Sinduscon Novo Hamburgo destacou a garantia de direitos. “Nada irá mudar nos direitos dos trabalhadores. Os direitos adquiridos serão mantidos”.
Quanto às capacitações dos colaboradores foram apresentadas várias propostas. Destaque para os exemplos de Novo Hamburgo e Porto Alegre que através de parcerias entre sindicatos, Sebrae e empreiteiras, oferecem cursos que qualificam a mão de obra. O presidente do Sinduscon Passo Fundo Plínio Humberto Donassolo lembrou que aqui no município, ações como essas vêm sendo realizadas a bastante tempo, também em parceria com Sebrae e poder público. “Além disso, temos uma parceria com a universidade que nos acompanha desde o início do sindicato” disse.
A reunião do Conselho Estadual marcou um momento importante para o setor, especialmente para a classe empresarial regional. De acordo com Mattevi “hoje é um dia extremamente importante para Passo Fundo pela aproximação do nosso sindicato, com os demais sindicatos do estado” afirmou.

Gostou? Compartilhe