Fim de semana com cara de inverno

Depois de dias típicos de inverno, a semana deve começar com sol e temperaturas em elevação

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O fim de semana teve cara de inverno. O sábado (30) amanheceu com forte nevoeiro e temperatura perto dos 7ºC. Durante a tarde, o sol apareceu, mas a temperatura máxima não passou dos 18ºC. No domingo (31), o clima de manteve com nevoeiro no amanhecer e sol durante a tarde. A mínima registrada foi de 8ºC e a máxima de 16ºC. De acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, apesar de ser um período de transição, os últimos dois dias já foram típicos de inverno.
A partir de hoje (01), o ar seco começa a atuar na região e deve permanecer até sexta-feira. Entre segunda e terça (02), as temperaturas mínimas ainda devem ficar um pouco abaixo dos 10ºC e as máximas entre 18 e 22ºC. Já na terça, a temperatura entra em elevação gradativa, o céu fica claro a parcialmente nublado.
Na quarta-feira (03), a mínima já sobe para 12ºC e a máxima atinge os 24ºC. Na quinta (04), a mínima deve ser de 14ºC e a máxima novamente de 24ºC. O feriado, segundo Sampaio, deve ser de tempo parcialmente nublado a nublado.

Chuva

O mês de maio fechou ontem tem 166,3mm de chuva, o que, ainda segundo Sampaio, equivale a 45% da média que é de 114mm. Com o índice de maio, choveu ao todo no ano 803mm, equivalente a 45% da média de chuvas anual que é de 1.803mm, o que é considerado dentro do normal, garante o observador.

Junho com chuva acima da média

Para o mês de junho, o prognóstico do Instituto Nacional de Meteorolgia, o Inmet, e do Centro de Previsão do Tempo e Estudos climáticos, o Cptec, indica probabilidade de chuvas acima do normal – entre 25 e 40%. As temperaturas, como explicam Sampaio, devem se manter dentro das características do inverno. “Vai ser um inverno com chuvas acima da média e inverno úmido tem característica de ter temperaturas mais baixas, dentro da média”, explica.

Gostou? Compartilhe