Tabagismo: um dia para falar em prevenção e saúde

O domingo, 31, é lembrado em todo o mundo como Dia Mundial Sem Tabaco. Em Passo Fundo ações foram promovidas para lembrar da importância da prevenção

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, atualmente, 10,8% dos brasileiros ainda mantém o hábito de fumar. Entre os homens o índice é maior (12,8%). Já entre as mulheres fica em 9%. Os números, no entanto, representam uma queda de 30,7% no percentual de fumantes nos últimos nove anos. Em 2006, 15,6% dos brasileiros declaravam consumir o produto.
Um estudo inédito do Instituto Nacional do Câncer (INCA), demonstra que entre os brasileiros que consomem cigarros industrializados cresceu a proporção daqueles que fumam cigarros de origem ilícita. Em 2008, 2,4% dos fumantes obtinha cigarro proveniente do mercado ilegal – em 2013 o percentual passou para 3,7%. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (28) em cerimônia comemorativa ao Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio.
Para não deixar a data passar em branco, o Hospital da Cidade foi uma das instituições a realizar atividades lembrando a data e com intuito à prevenção. No sábado (30), através do Programa de Residência Multiprofissional HC/UPF/SMS, promoveu uma feira multidisciplinar de saúde, alusiva ao Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado no domingo (31) “ Esta foi uma iniciativa da Residência Multiprofissional e que abrange tanto a área da cardiologia e atenção ao câncer, com o objetivo de fazer uma triagem para o encaminhamento para a rede básica de saúde, a fim de montar grupos de apoio”, explica a fisioterapeuta preceptora do programa, Maria Fernanda Lago de Mello
Foram realizados durante a feira, exames de aferição da pressão arterial, teste de glicose sanguínea e distribuição de material informativo, além de palestra sobre o tema. Os profissionais da área de fisioterapia aplicaram testes de dependência de tabaco e com base nestes resultados realizaram o encaminhamento a unidade de saúde mais próxima. Passo Fundo possui mais de 10 grupos de apoio a quem deseja parar de fumar, estes grupos são desenvolvidos nos CAIS da cidade.
A fisioterapeuta ressalta, também, que a feira de saúde é uma maneira de aproximar as atividades de promoção de saúde desenvolvidas pelo hospital, com aquelas realizadas nas unidades básicas de saúde do município “o objetivo também é tentar fortalecer e articular o que se desenvolve dentro do hospital, com as unidades básicas de saúde e fortalecer esse vínculo do hospital com a saúde básica, onde normalmente se desenvolve estes grupos de apoio”, finaliza.

Gostou? Compartilhe