Estrangeiros
De um lado os que concordam e do outro os que criticam a chegada dos estrangeiros em Passo Fundo. Um debate necessário é importante, pois não vivemos em uma ilha e Passo Fundo assim como outras cidades brasileiras tem que enfrentar com responsabilidade esta questão. A União deve também enfrentar esta questão, inclusive com liberação de recursos, pois os municípios estão sempre com a responsabilidade e o poder central com a captação dos impostos. Importante debater este tema, pois sabemos que na Europa o mesmo não tem sido feito com humanismo e desta forma vemos sim preconceito de lideranças políticas que deveriam resolver.
Estrangeiros III
De outro lado, importante destacar que devemos aprender a conviver com a diversidade. Nem todos são obrigados a concordar com a vinda de estrangeiros e isto deve ser debatido com democracia. Eu concordo com a chegada de estrangeiros, mas respeito que não pensa assim. Tem conversado com muitos amigos sobre este tema e alguns deles acabam olhando de outra forma quando ficam sabendo de todo o fluxo, o que não aceito é que os que pensam diferente de mim, são preconceituosos ou racistas.
Gratidão
Já recomenda o bom conselheiro que devemos exercitar a gratidão diariamente. Temos por hábito esquecer o que as pessoas fazem de bom para gente e lembrar aquilo que não conseguem atender. E olha que muitas das vezes aquilo que não conseguem atender, não é nem de perto obrigação das pessoas. Lamentavelmente tem sido assim por muito tempo e com todos nós. Nos atendem dez vezes e apenas uma deixa de atender, não prestam.
Gratidão II
Vejo todos os dias pessoas esperando que os outros façam aquilo que eles deveriam fazer por si mesmos. Pessoas que não estudam, não se qualificam e acabam sofrendo as conseqüências de seus atos, depois reclamam da família, dos amigos, dos governos e até de Deus. Olha não adianta chorar pelo leite derramado, colhemos aquilo que plantamos.
Uampaf
A União das associações de moradores fez uma boa reunião na semana passada e definiu uma renovação da mesa do Condel e escolha da comissão eleitoral. Com isto se desenha as eleições para agosto e o respeito com os estatutos. A suspensão das eleições enfraqueceu o movimento e ninguém ganhou com isto.
Uampaf II
A entidade tem boas lutas e muitas vitórias, feitas por muitos lideres que merecem o reconhecimento e respeito. Ninguém é maior que a entidade e a renovação da mesa do Condel mostra que os presidentes estão atentos aos estatutos e mais ainda aos que fazem um discurso e tem prática diferente. Sucesso Fernando Dias, tem condições de comandar com teus pares a nova mesa do Condel e garantir eleições esperada por todo o movimento e com certeza por toda Passo Fundo.
Força tarefa
Dois temas merecem a nossa atenção e união das forças vivas da comunidade. Uma delas é o sinal das operadoras de telefone, um horror. Há muito se espera que as operadoras façam a sua parte e não fazem. Cobranças e multas são feitas, mas são insignificantes para sensibilizar o bolso desta gente. Outro tema é sobre o acesso de nossas comunidades, que não tem iluminação, sinalização e nem acostamento. Urgente que as lideranças cobrem das autoridades e se preciso via judicial.
Reforma política
Meses atrás uma pessoa me disse que nada mudaria e que os Deputados não aprovariam leis que não os protegessem. Dito e feito, nada de concreto e tudo continua como sempre foi. Debates e debates e no final o povo não garante reformas que impeçam os benefícios de alguns partidos e seus políticos.
Reeleição
Muitos países contam com este recurso e agora o Brasil vota pelo fim da reeleição nos cargos do executivo. Tem prefeitos, governadores e presidentes que se reelegem e outros que não, isto é democracia. Agora o bom seria também acabar com a reeleição sem limites nos legislativos. Política não é carreira, mas na prática é bem diferente. Na prática Jose Sarney ficou sessenta anos, mais seu filho e sua filha. Isto não mudou e vai demorar para mudar.