A Comissão Especial de Estudos e Projetos para Viabilizar as Obras Necessárias na BR 285 – perímetro urbano de Passo Fundo, esteve reunida na manhã desta segunda-feira (1) com o Ministério Público Estadual. O encontro fez parte do cronograma da Comissão que busca, além da duplicação do trecho urbano, melhorias nos trevos de acesso aos bairros próximos da rodovia, especialmente o Distrito Industrial. Além disso, foi entregue ao procurador do MP, um relatório elaborado pelas empresas próximas da BR, um vídeo de quatro horas que mostra a realidade do acesso ao Terminal Petrolífero, um abaixo-assinado e um esboço de projeto com as demandas do local.
De acordo com o diretor industrial da BS Bios e membro da Comissão, Ézio Slongo, o processo de duplicação da BR 285 deve ser realizado a longo prazo, porém, ações imediatas estão sendo trabalhadas pela Comissão, empresários e instituições interessadas. “O processo de uma duplicação sempre é demorado, porém, o grupo pretende fazer algo de imediato, como, por exemplo, um trevo de acesso ao bairro Industrial com acostamento e melhor sinalização, e a colocação de uma lombada eletrônica. Precisamos fazer alguma coisa de forma imediata para reduzir o número de acidentes”, pontua o diretor.
Na próxima semana a Comissão estará reunida com o Ministério Público Federal e depois deverá agendar uma reunião no DNIT em Porto Alegre. Depois disso, representantes do grupo devem ir a Brasília para buscar apoio político.