Vai de Bici: primeiro bicicletário é instalado na Avenida Brasil

A iniciativa da Prefeitura conta com o projeto inicial para a instalação de mais 16 bicicletários, com dez vagas

Por
· 1 min de leitura
O primeiro equipamento está instalado na Praça Leonísio Scussel, ao lado da ciclovia Bernardo Mártio localizada na Avenida BrasilO primeiro equipamento está instalado na Praça Leonísio Scussel, ao lado da ciclovia Bernardo Mártio localizada na Avenida Brasil
O primeiro equipamento está instalado na Praça Leonísio Scussel, ao lado da ciclovia Bernardo Mártio localizada na Avenida Brasil
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Prefeitura de Passo Fundo iniciou o processo de instalação de bicicletários, o estacionamento público de bicicletas, em um dos 20 pontos disponibilizados pelo chamamento público, para as empresas interessadas em participar. O primeiro equipamento está instalado na Praça Leonísio Scussel, ao lado da ciclovia Bernardo Mártio localizada na Avenida Brasil.

Nessa terça-feira (02), foi entregue para o uso da comunidade o primeiro aparelho dos quatro, que serão instalado pela empresa MML Arquitetura e Engenharia, a primeira a doar o mobiliário urbano, mediante publicidade gratuita. Na próxima semana, serão instalados os demais nas praças Capitão Jovino e Tamandaré, e do canteiro da Avenida Brasil, entre a Bento Gonçalves e General Netto.

O prefeito Luciano Azevedo destacou que os equipamentos públicos de estacionamento de bicicletas proporcionarão mais segurança. “Além de ser cômodo, o bicicletário dará tranquilidade e segurança para as pessoas que precisam realizar atividades no Centro, ou até mesmo, para que possam guardar sua bicicleta enquanto trabalham”, disse.

Para uma das primeiras pessoas a inaugurar o bicicletário, a carioca radicada em Passo Fundo há 20 anos, Claudilene Souza Lima, o equipamento veio em boa hora. “Uso a bicicleta para o trabalho. Cheguei aqui pela manhã e já guardei minha bike. Agora posso trabalhar sossegada, sabendo que meu transporte está seguro”, comemorou a “Carioca”, como é conhecida.

A psicóloga Thaiane Andriollo também aprovou. “Comecei a usar a ciclovia está semana para me exercitar e adorei esta novidade. Moro perto e posso vir caminhar ou andar de bici, guardando ela aqui, sem precisar ir em casa. É uma excelente ideia e incentivo para nós usar a ciclovia com a segurança deste local para guardar as bicicletas quando preciso”.

A iniciativa da Prefeitura conta com o projeto inicial para a instalação de mais 16 bicicletários, com dez vagas. Conforme a secretaria Extraordinária de Inovações Urbanas, Karine Knob, a chamada pública está aberta. “Estamos aguardando mais empresas para participar do projeto. Temos mais espaços disponíveis, onde identificamos o uso constante de bicicletas e de grande movimentação de pessoas. É um investimento na qualidade de vida e segurança para quem utiliza a bicicleta”.

As empresas interessadas em participar do chamamento público podem entrar em contato com a Secretaria de Planejamento (SEPLAN) pelo telefone (54) 3316-7220 ou pelo site da Prefeitura de Passo Fundo (www.pmpf.rs.gov.br), no Portal da Transparência em “Licitações”.

Gostou? Compartilhe