Pequenos e grandes ruralistas
A agropecuária brasileira é o setor mais genuíno e democrático de produção. Os reflexos dessa eficiência refletem-se na diversidade de riquezas produzidas e no relativo equilíbrio entre pequenas, médias e grandes propriedades. A agricultura familiar, durante muito tempo, sofria com o desdém equivocado dos analistas econômicos que afirmavam a inviabilidade dos projetos de menor vulto. A amplitude e generosidade dos solos do país, obviamente sugerem a exploração empresarial, que relaciona custo e benefício, fatores aliados à alta tecnologia, inicialmente acessível apenas ao grande capital. Foi necessária uma longa caminhada ideológica postada na plataforma dos benefícios sociais, de trabalho e renda para valorização da agricultura familiar, responsável por respeitável parcela do consumo interno brasileiro. A luta pelo avanço na divisão de terras, aplacando a escalada dos grandes monopólios já mostra efeitos inatacáveis. A tecnologia, especialmente na avicultura, no laticínio, suinocultura, e hortifrutigranjeiros, possibilita também o mercado mundial aos pequenos produtores. Há múltiplas variações de produção de acordo com as características regionais.
Financiamento bilionário
O reforço orçamentário para os financiamentos agrícolas da safra 2015/2016, que chega aos 187 bilhões de reais, surpreende investidores do setor, embora com juros mais altos que no ano anterior. Pesou na decisão governamental a firmeza do setor produtivo primário responsável pelo sucesso setorial de exportação. Seria desastroso para o país se a safra agrícola fosse reduzida neste ano. O mercado mundial, de crescente demanda por alimentos, e a produção nacional elevada garantem histórica referência de nossa balança comercial. Por isso, mesmo diante dos cortes orçamentários, a agropecuária deve avançar como investimento de estado, pendendo apenas das condições climáticas.
Sem corrupção
Digamos que o ciclo de corrupção desenfreada foi reduzido com as recentes ações policialescas em atividade, inclusive condenações em andamento e repatriamento de dinheiro roubado. Esta sangria em órgãos públicos e outros setores sofre uma reversão significativa para as contas públicas, com as denúncias e punições em curso. Já é alguma coisa. E são muitos segmentos abalados, públicos e privados, que obrigatoriamente estão passando a limpo a seriedade dos orçamentos. Pretendemos dizer que um dos problemas da crise, o roubo, é atacado, embora novas denúncias cheguem e já não surpreendam mais, a qualquer momento. Já não some tanto dinheiro. O resultado tem que aparecer.
Deputado acusado
As pesadas acusações contra o deputado Diógenes Basegio abalaram duplamente Passo Fundo. Uma devido ao constrangimento indisfarçável na população e outra é pelo enfraquecimento da tribuna no Parlamento Estadual. Sem antecipar juízo de mérito das denúncias, o episódio tem características alarmantes no campo político do PDT, um partido que tradicionalmente mostrou força eleitoral no município. Só a apuração rigorosa do caso poderá definir o cipoal de versões apontadas para futuro julgamento. Basegio nega culpa no caso.
Retoques:
* O jornal britânico The Guardian, de 194 anos, substitui o redator-chefe Alan Rusbridger, após 20 anos de atuação. Assume a editora Katharine Viner, a primeira mulher na função. Desde 1821 esta é a maior mudança no jornal, que passa a ter edição digitalizada.
* Em toda parte, e em nossa cidade também, vêem-se os sinais de pré-recessão. Vendedores nas portas com menor atividade, exceto em ramos de prioridade. Há crise no país, para todos que pagamos pelo momento, corrupção e má administração.
* Aloizio Mercadante acena com movimento que percebe Michel Temer – PMBD, tomando conta dos entendimentos com o Congresso Nacional. Além de todos os desgastes o PT tem mais esta para resolver.
* Está complicado para a Camargo Correa esclarecer vultosas quantias pagas aos partidos e repassados a empresas de consultoria. O diretor Dalton Avancine diz que nem todas as empresas pagas prestaram serviços. Aliás, a empresa de José Dirceu faturou assustadoramente com sua consultoria.
* A fraude das próteses, vejam só, encontrou falsificações até no implante do stend. Mas o que é isso? Sacanagem na veia!!!