OPINIÃO

Fontes em Off - 12/06/2015

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Arara não resiste

A cirurgia da arara foi considerada um sucesso. Com a fixação da haste medular perfeita e sem nenhuma intercorrência anestésica no pré, trans e pós-operatório imediato. Porém, algumas horas após a recuperação anestésica a ave acabou entrando num quadro de depressão neurológica e os reflexos e respostas ao ambiente começaram a ficar deficitários. O animal foi mantido por algumas horas em ventilação assistida e com monitoramento constante pela equipe responsável do caso. Porém na madrugada do dia 11 de junho a arara acabou entrando num quadro de coma e não respondeu a nenhum fármaco ou procedimento empregado para reverter. Foi decretado o óbito após uma parada cardíaca sem sucesso de ressuscitação, mesmo com os artifícios utilizados. A equipe do Hospital Veterinário, juntamente com os parceiros na inovação, sentem muito pela perda, não só pelo advento mas, principalmente, pela vida do pscitacídeo.

BR 285

A Comissão Especial de Estudos e Projetos para viabilizar as obras necessárias na BR 285 – Perímetro Urbano de Passo Fundo, esteve reunida na manhã de terça-feira (09) com a procuradora da República, Cinthia Gabriela Borges, para tratar sobre a duplicação da BR 285, que compreende um  trecho de 11 km, da PRF até o trevo de acesso a Pontão. Os vereadores e empresários destacaram a importância do apoio do Ministério Público Federal ao pleito daquela comunidade e sugeriram medidas paliativas, como redutores de velocidade, já que há um fluxo muito grande de veículos, em especial de carga, no trecho.  A procuradora da República informou que tem todo o interesse em contribuir e que já oficiou o DNIT em relação aos próximos passos da duplicação da BR 285.

Dengue

O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) realizou mutirões de limpeza e blitz educativa no Hospital da Cidade com o objetivo de identificar focos dos mosquitos transmissores da dengue e chikungunya. Atualmente, existem quatro vírus que transmitem dengue no mundo, todos circulam no Brasil. Os setores e áreas externas da instituição foram vistoriados pelos colaboradores, que também receberam orientações sobre as formas de combate ao mosquito. Estas informações devem ser aplicadas também fora do ambiente hospitalar.

Espetáculo

O Circuito Nacional Sesc Palco Giratório traz a Passo Fundo no dia 18 de junho o espetáculo “Criaturas de Papel”, da Cia. Bricoleiros do Ceará. O espetáculo que fala de encontros enquanto força fundamental do pulso de existir e habitar um espaço e dá vida a papeis brancos será  apresentado no Teatro do Sesc, às 20h com entrada franca. Mais informações podem ser obtidas no Sesc Passo Fundo, pelo telefone (54) 3313.4318.

Conselho tutelar

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Comdica, divulgou ontem (11) os nomes dos pré candidatos a conselheiros tutelares que tiveram seus recursos deferidos: Davi Rodrigues da Silva e Marcelo Costa. O processo eleitoral destina-se ao preenchimento de cinco vagas de conselheiro titular para Microrregião I e cinco vagas de conselheiro tutelar para Microrregião II, com até 10 vagas de suplentes para cada microrregião. Após o deferimento das inscrições, os candidatos realizarão a avaliação mental (psiquiátrica) e psicológica com caráter eliminatório. Pela primeira vez, as eleições serão unificadas em todo o Brasil. A votação ocorrerá no dia 04 de outubro.

MAVRS

O toten H-Uno, obra presente no jardim do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) da Universidade de Passo Fundo (UPF), foi restaurado pela artista Ana Norogrando no dia 02 de junho. A obra é uma peça frontal formada de módulos em metal e em massa plástica. O H-Uno é de caráter primitivo-simbólico e tem nas formas simples os elementos estruturais para sua representação. A peça, que faz parte do acervo do MAVRS, foi doada pela artista no dia 16 de agosto de 1999. A artista é natural de Cachoeira do Sul e atualmente reside e trabalha em Porto Alegre. Ana esteve recentemente com a exposição “Percursos” no MAVRS, onde reuniu várias obras que marcaram diferentes períodos de sua trajetória artística.

 

 

Gostou? Compartilhe