OPINIÃO

Fatos 17/06/2015

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Repercussão
Já não está mais tramitando na Assembleia Legislativa o projeto de lei que trata do “passe livre” no transporte coletivo rodoviário intermunicipal para apenados do Regime semiaberto do Sistema Prisional. A repercussão negativa foi de tamanha proporção que nem a Defensoria Pública, que havia solicitado a elaboração da proposta sustentou a defesa junto ao Parlamento. Os proponentes do projeto decidiram retirá-lo após esta manifestação. O deputado Catarina Paladina, PSB, foi o autor da proposta com co-autoria de outros parlamentares membros da Comissão de Direitos Humanos. No começo da tarde de ontem, ele chegou a dar explicações sobre a proposta, dizendo que atendia a um pedido da Defensoria, mas não conseguiu sustentar a defesa por mais tempo. Se mantivesse a tramitação, a Assembleia estaria sujeita a outra polêmica, como a que movimentou Terreiras de todo o Estado contra o projeto que pretendia proibir sacrifício de animais em cultos afros.  Há carência de boas matérias na ordem do dia do Parlamento.

Depoimento
Foi a portas fechadas o depoimento do ex-chefe de gabinete, Neuromar Gatto, ao Corregedor da Comissão de Ética Parlamentar, deputado Marlon Santos (PDT), sobre denúncias contra o deputado Diógenes Basegio (PDT). Gatto interrompeu seu depoimento, pela manhã, para recuperar documentos encaminhados ao Ministério Público e que agora estão em poder da comissão. O depoimento foi acompanhado pelo procurador da Assembleia, Fernando Bolzoni, e pelo diretor do Departamento de Comissões Parlamentares, Carlos Eduardo Chaise. À tarde, foram realizadas duas diligências pela Comissão. Basegio será ouvido no dia 22.

Apoio
A visita da executiva do PMDB ao prefeito Luciano Azevedo, na tarde de ontem, está cheia de significados.  Oficialmente, os dirigentes e vereadores do partido foram pedir a edição do programa “Prefeito presta contas” para filiados e simpatizantes, cujo encontro será ainda organizado.  Mas, também aproveitaram para informar que o partido está comprometido com a administração municipal. Balde de água fria para quem tem esperança de ver o PMDB disputando a prefeitura.

Dívidas
O índice de inadimplência dos consumidores brasileiros é o maior dos últimos 10 anos. A característica deste endividamento chama a atenção: é que os brasileiros não estão conseguindo pagar contas básicas do tipo água e luz.  Não tá fácil pra ninguém.

Gostou? Compartilhe