Boletim Focus
O boletim Focus, divulgado pelo Banco Central no dia 15/06/2015, prevê avanço maior, pela nona semana seguida, da inflação neste ano, o índice passou de 8,46% para 8,79%. Já a projeção para o crescimento do PIB em 2015 sofreu nova redução, passando de -1,30% para -1,35%. A estimativa para a taxa Selic no final do ano se manteve em 14%.
Papa do Valuation
Professor da Universidade de Nova York, Aswaht Damodaran, o indiano, professor da Universidade de Nova York e sumidade no valuation de companhias, afirmou o seguinte sobre a Petrobrás no portal infomoney: “na verdade, da maneira como a Petrobras vem sendo gerida desafia tanto o senso comum e os princípios básicos das finanças corporativas que, se eu fosse adepto da teoria da conspiração, facilmente aceitaria a ideia de que tudo isso faz parte de um plano diabólico para destruir a empresa.” A Petrobras perdeu $ 160 bilhões antes da queda do preço do barril de petróleo, hoje os valores ultrapassam os $ 200 bilhões.
Nunca antes na história
Resultados da política econômica desastrosa do primeiro governo Dilma: GM dá férias coletivas a 9 mil funcionários a partir de domingo; Produção de veículos atinge menor patamar em 8 anos; Produção industrial cai em 13 dos 14 locais pesquisados pelo IBGE; Brasil afunda no crescimento negativo, diz Banco Mundial; Custo de energia vai subir com novos leilões previstos pelo governo; Juros do crédito sobem pela oitava vez consecutiva e chegam ao maior patamar desde 2010; Inflação acumula alta de 8,47% em 12 meses, maior índice desde 2003; Planos de saúde terão reajuste de até 13,55%.
Boa notícia
Faltam R$ 30 bilhões para o governo fechar as contas neste ano e assegurar o cumprimento da meta do superávit fiscal em 2015.
Inflação
Responsáveis por 25% das despesas das famílias brasileiras, os alimentos e bebidas contribuíram, ao lado da energia elétrica, para a aceleração da inflação em maio. Os preços do grupo cresceram 1,37% no mês, maior alta para o mês desde 2008 (1,95%), informou o IBGE. Alimentos e bebidas responderam, dessa forma, por 0,34 ponto percentual da alta de 0,74% do IPCA no mês, o maior dos nove grupos pesquisados pelo IBGE.
Sem risco
Apesar dos baixos níveis de abastecimento dos reservatórios das usinas hidrelétricas, 36,5% na região Sudeste/Centro-Oeste e 26,7% no Nordeste, e do início oficial da época de seca no país, o governo acredita que o risco de ocorrer um desabastecimento de energia neste ano está cada vez menor. De acordo com cálculo feito pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, a probabilidade de falhas no fornecimento do Sudeste/Centro-Oeste caiu de 3,7% para 2,4% no intervalo de um mês.
Sem risco II
Não existe a menor possibilidade de faltar energia para o povo brasileiro, com férias coletivas em vários setores, previsão de crescimento negativo, elevação do preço da energia a chance é de risco zero para apagões.
Para refletir
No governo Dilma, não existe privatizações, o termo correto é concessões. Não há desemprego e sim férias coletivas.
Adriano é Coordenador do Curso de Administração da IMED