OPINIÃO

Fatos - 20-21/06/2015

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O tempo
O Rio Grande do Sul tem uma população carcerária de quase de 31 mil presos e um déficit de 4,5 mil vagas no sistema prisional. Também tem perto de 500 processos de diferentes obras em andamento, 90 deles à espera de Planos de Prevenção contra. Parte, exige adaptações, novos projetos, prazos, burocracia (em uma simples licitação são 70 itens a considerar). São números e uma realidade que desafiam a Susepe, segundo apurou a correspondente da ADI na Capital, Thamy Spencer. O Estado tem 103 estabelecimentos penais e mais 140 prédios, anexos que dividem uma mesma área, e pelo menos sete em construção ou em licitação, como é o caso da penitenciária de Passo Fundo.

Prazo
No entanto, o Estado corre contra o tempo para ficar dentro da meta. Segundo o diretor de Engenharia Prisional da Susepe, Alexandre Micol, o prazo para licitação da penitenciária de Passo Fundo encerra no dia 30 de junho. “Temos um risco grande, mas ainda estamos dentro do limite, acrescenta. A Susepe afirma que os recursos estão assegurados, no entanto, esta história já conhecemos de outros carnavais. Só vendo pra crer.

Difícil
Sem acordo, ficou para segunda-feira a tentativa de definir a nova composição da executiva do PDT de Passo Fundo. No entanto, as conversas seguem no final de semana. O encontro de quinta-feira à noite não foi fácil. Três grupos se articularam: o atual presidente Ary Baldissera, motivado pelo presidente da Câmara Márcio Patussi; o vereador Alberi Grando e o ex-presidente do partido Cesar Raimundo Bilibio. Badissera e Patussi até manifestaram apoio a Bilibio, mas não concordaram com a composição da executiva.

Regimento
Para que sejamos justos e corretos com a informação: o Teatro Múcio de Castro, que ficou lindo com a reforma (sem dúvida méritos da atual administração) sempre teve um regimento interno para regrar o seu uso. O que não havia era uma pessoa encarregada para fazer cumprir este regimento nos últimos anos. A prática era simplesmente entregar a chave para quem fosse utilizar o espaço. O regimento ora anunciado pela Secretaria de Cultura foi adaptado ao momento atual. Entre as novidades está a nomeação de um encarregado do Teatro e a cobrança de uma taxa que será depositada diretamente na conta do Funcultura.

Reflexo
Lojas de eletrodomésticos e móveis vão alterar horário de funcionamento a partir desta segunda-feira. Como forma de contenção de despesas, os estabelecimentos vão fechar ao meio dia e uma hora mais cedo, aos sábados. Consumidores que estão acostumados a fazer compras ou pagar contas neste horário devem adaptar a agenda.

 

Gostou? Compartilhe