Estoque do município está garantido para os próximos 20 dias

Benzetacil: Secretaria de Saúde tem enfrentado dificuldade para receber o produto já licitado com os laboratórios

Por
· 2 min de leitura
Penicilina benzatina é o principal medicamento utilizado no tratamento da sífilisPenicilina benzatina é o principal medicamento utilizado no tratamento da sífilis
Penicilina benzatina é o principal medicamento utilizado no tratamento da sífilis
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O medicamento penicilina benzatina, mais conhecido como Benzetacil, está com o estoque reduzido no Brasil, inclusive faltando em muitos lugares. Em Passo Fundo, a Secretaria Municipal de Saúde tem estoque garantido para pelo menos mais 20 dias. O problema é a dificuldade enfrentada com a entrega de 1,8 mil doses que já foram licitadas, mas ainda não chegaram ao município. Mesmo assim, o secretário de Saúde Luiz Artur Rosa Filho garante que a prescrição do medicamento segue normal em casos nos quais o medicamento é indicado.

O secretário explica que a penicilina benzatina é o tratamento de primeira linha para o tratamento de sífilis e preferencial para infecções de garganta que são muito comuns, principalmente nessa época do ano. Mensalmente são receitadas cerca de 300 unidades do medicamento na rede municipal. Hoje o estoque está entre 200 e 220 unidade, o que, segundo Rosa Filho, garantiria a disponibilidade do medicamento por pelo menos mais 20 dias. Ele explica que a quantidade disponível foi recebida há cerca de 15 dias e são parte de uma compra total de 2 mil frascos que foi feita, mas o distribuidor não está conseguindo nos entregar. “Temos outra compra de 2 mil frascos em tramitação, mas que temos algum medo de que não tenha vendedor para isso”, pontua.

Ainda não há falta
O secretário explica que em Passo Fundo ainda não faltou o medicamento e, por isso, a prescrição da penicilina benzatina permanece normal para os casos nos quais é necessário. “Não é aceitável, do ponto de vista saúde, que se prescreva outro medicamento porque pode vir a faltar, afinal das contas aquele paciente precisa ser tratado com o que há de melhor naquele momento. A previsão é de que em 20 dias possa faltar e estamos cobrando muito dos laboratórios a entrega”, afirma referindo-se aos cerca de 1,8 mil frascos do medicamento que já estão licitados, mas ainda não foram entregues. Ele explica ainda que o medicamento só é pago depois de recebido.

Sífilis
A penicilina benzatina é o principal medicamento utilizado no tratamento da sífilis, doença que tem vários registros no município. “O medicamento que substitui a penicilina benzatina é a azitromicina, mas não tem a mesma eficácia. Então não podemos abrir mão, Passo Fundo comprou e precisa dessas doses. Seguimos prescrevendo, receitando e entregando o medicamento a quem precisa”, ressalta. A coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde Débora Tauffer explica que é comum, nesta época do ano haver um aumento do uso de penicilina benzatina em função do crescimento do número de casos de dores de garganta, infecções diversas de trato urinário e aparelho respiratório que acometem as pessoas em função do frio mais intenso. “Este medicamento pode ser substituído, mas ele é eficaz e combate uma infecção de forma mais rápida”, explica sobre a necessidade do produto. Além disso, a substituição da penicilina benzatina em qualquer situação só pode ser feita pela prescrição do médico.

 

 

Gostou? Compartilhe