OPINIÃO

Fatos - 25/06/2015

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Justificativa
O Executivo municipal informou ontem que o envio do Plano Municipal de Educação para a Câmara de Vereadores, um dia antes de encerrar o prazo dado pelo governo federal, não vai suspender recursos destinados à área. As previsões legais serão mantidas, assegurou uma fonte. O fato de o projeto ter sido encaminhado na última hora foi determinado pelo cuidado de sistematizar as sugestões que chegaram da sociedade e adequar a proposta aos planos nacional e estadual. O município optou por elaborar o próprio plano, dando oportunidade para que a sociedade organizada e os cidadãos se manifestassem e encaminhassem sugestões. Só que a grande maioria das propostas vindas de fora não tinha relação com o que deveria constar no documento. Foi a análise e a seleção destas propostas que demandou mais tempo. O plano manteve todas as metas destacadas no plano nacional e no estadual e, ontem, por conta de alterações na proposta do governo, durante votação na Assembleia, demandou a necessidade de a Prefeitura de Passo Fundo encaminhar mensagem retificativa à proposta original, que já tramita na Câmara.

Alento
O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, tranquilizou os municípios atrasados dizendo ontem que, de fato o prazo está encerrado, mas o ministério tem ajudado nas discussões das leis e a preocupação principal do Brasil não é que sejam aprovadas de qualquer jeito, mas que as propostas emanem de uma boa discussão. Seis estados sancionaram as leis: o Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul; Rondônia, o Maranhão e a Paraíba. Entre os municípios, 2.693 estão com as leis sancionadas.

Percepção
Há uma tensão visível na Câmara dos Vereadores. Pelo menos três bancadas estão divididas. Seria a TPE? Tensão pré-eleitoral?

Apoio
O presidente do PSB estadual, Beto Albuquerque, participou do lançamento da campanha salarial da categoria e deixou clara a necessidade de valorização dos policiais e das policiais responsáveis pela segurança nas rodovias federais de todo o País. Beto sempre esteve muito próximo da categoria, pois como parlamentar foi um apoiador da valorização profissional dos policiais. Além das questões salarias, defende o melhor aparelhamento da PRF para que possa atuar de forma mais eficiente.

Mudança
O prefeito Josué Longo, faz um esforço para convencer o atual secretário de Obras de Passo Fundo, João Bordin, a integrar o secretariado em Marau. Bordin, que é marauense, é nome forte para compor chapa nas eleições de 2016. Quem sabe não seria o vice de Longo, numa eventual disputa a reeleição?

 

Gostou? Compartilhe