Vitrine
O vereador Gleison Consalter, PT, conhecido por Palhaço Uhu, elegeu-se com expressiva votação muito por conta do personagem que ainda mantem na ativa. Recebeu a confiança do partido ao assumir a liderança da oposição no primeiro ano do mandato. Por inexperiência, renunciou ao cargo. Agora está de bico com o PT, porque é cobrado a participar das reuniões do diretório. Ora, dentro de um sistema eleitoral em que o candidato precisa, obrigatoriamente, ter filiação partidária para disputar qualquer cargo, é muito óbvia a obrigação da militância. O diretório tem toda a razão de cobrar a presença do vereador porque ele, apenas como Palhaço Uhu, pode fazer o maior sucesso em promoção de loja, mas jamais seria eleito se não fosse abrigado por uma sigla partidária.
Divisão
Dos dez partidos com bancadas na Câmara de Vereadores, quatro estão com divergências internas (PMDB, PSB, PDT e PT). PTB e PPS aparentam unidade. No Solidariedade, os dois vereadores agem como se fossem oposição e situação. As demais (DEM, PP e PCdoB) são bancadas de um vereador só.
Pastel mais barato em dia de chuva
O proprietário da Pastelaria do Zé, na rua XV de Novembro decidiu lançar uma campanha inusitada. Em dias de chuva, quando a rua e a calçada em frente ao estabelecimento alagam, os pastéis ficam mais baratos. O anúncio publicado na página da pastelaria é bem claro: “Em dia de alagamento, o cliente ganha 50% de desconto nos sabores 06 e 18, tamanhos P e M. Mas atenção, você precisa buscar. Não vale para a tele-entrega”. Foi a forma que o proprietário da pastelaria, certamente cansado de pedir providências, achou de chamar a atenção do Poder Público e, de quebra, vender mais pastéis.
Pátria Educadora
Instituições de ensino superior sofreram duro golpe com o não repasse dos recursos provenientes do Fies, no primeiro semestre. Para o segundo semestre a notícia é ainda pior. Segundo o Sinepe/RS, o Estado não terá Fies, já que o MEC quer priorizar as regiões Norte e Nordeste. Além disso, há uma redução de 90% de vagas pelo Pronatec, a menina dos olhos da presidente Dilma Rousseff, pelo menos na campanha eleitoral. O Sindicato informa que apenas 33 instituições das 111 que apresentaram propostas para o governo tiveram seu pedido atendido para abertura de novas turmas neste ano.
RPMon
Tenente Coronel André Idalmir Savian Juliani será o novo comandante do 3º RPMon de Passo Fundo. Conhecido dos passo-fundenses, ele teve passagem pela Polícia Rodoviária Estadual e foi comandante do Colégio Tiradentes de Passo Fundo. Está participando de curso preparatório, em Porto Alegre, para assumir o Regimento.