Candidatos fazem avaliação psiquiátrica e psicológica

Conselho Tutelar: próxima etapa do processo de escolha dos conselheiros tutelares inicia na quarta-feira

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Os candidatos que participam do processo eleitoral para escolha dos conselheiros tutelares de Passo Fundo realizarão a avaliação psicológica e mental (psiquiátrica) durante os dias 01 e 09 de julho. Esta etapa, que possui cerca de 100 candidatos, também tem caráter eliminatório. Quem passar nesta fase participará ainda de um curso preparatório da área da infância e da adolescência e, posteriormente, realizará uma prova. Os aprovados estarão aptos a disputar as eleições que ocorrerão no dia 04 de outubro.

O processo eleitoral destina-se ao preenchimento de cinco vagas de conselheiro titular para Microrregião I e cinco vagas de conselheiro tutelar para Microrregião II, com até 10 vagas de suplentes para cada microrregião. Os candidatos convocados para a entrevista de avaliação psicológica e psiquiátrica tiveram suas inscrições preliminares deferidas na primeira etapa do processo.

Conforme o edital, a entrevista consistirá na avaliação do perfil profissional e psicológico do entrevistado com vistas à avaliação do seu desempenho frente às questões que envolvem o trabalho dos conselheiros tutelares (situações de risco de morte, agressões, tensão emocional, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe), avaliando-se o conhecimento sobre a atuação junto à criança e ao adolescente, à aptidão para o trabalho, a ética profissional, a disposição profissional para o exercício da função de conselheiro tutelar. Serão classificados para a próxima etapa os candidatos que, conforme avaliação psicológica e mental (psiquiátrica), demonstrarem aptidão ao cargo.

Os candidatos participarão ainda de um curso preparatório da área da infância e da adolescência, coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) e pela Comissão Eleitoral. Uma prova será aplicada e os aprovados disputarão as eleições. Os conselheiros eleitos serão empossados no dia 10 de janeiro de 2016. O mandato é para o quadriênio de 2016/2019.

Gostou? Compartilhe