Azeite de oliva ou mistura de óleos?
Dois lotes de azeite de oliva extravirgem tiveram sua circulação e distribuição proibidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). São da marca La Española e se referem aos lotes 28913, com validade até 31 de outubro de 2015, e o 03114, com validade até 1 de janeiro de 2016. Segundo a Resolução publicada pela ANVISA um laudo realizado pelo Instituto Adolfo Lutz apresentou “resultado insatisfatório no ensaio de ácidos graxos”. Segundo o cmunicado, “os ácidos graxos são encontrados em óleos vegetais e gorduras animais, e são considerados gorduras boas, por isso devem estar incluso na dieta alimentar, uma vez que o corpo precisa deles para diversos fins”. Em novembro de 2013, a Proteste, que é uma associação em defesa dos consumidores já havia testado 19 marcas de azeite extravirgem e constatado que quatro não podiam nem ser consideradas azeites, mas sim uma mistura de óleos refinados. E, detectou, ainda, que menos da metade dos produtos avaliados, ou seja, apenas oito, apresentavam qualidade de extravirgem. Deve-se destacar que as propriedades antioxidantes do azeite de oliva são o principal atrativo do produto, devido ao efeito benéfico à saúde. É por isso que as pessoas consomem o azeite de oliva, mas quando o produto é só uma mistura de óleos, sem as propriedades que se espera encontrar no azeite, ocorre fraude contra o consumidor. Nessas misturas localizadas nas marcas de azeite de oliva são encontrados óleos refinados com adição de óleos diversos e gorduras. O Procon-RS precisa, urgentemente, fiscalizar e testar os óleos vendidos no estado em defesa da saúde e dos direitos do consumidor.
Recall da Audi
O ano de 2015 está registrando um número elevado de recall em veículos. Desta vez, a Audi convocou recall de 108 veículos A3 Sedan 1.4, A3 Sedan 1.8 e S3 Sportback, ano/modelo 2014, fabricados entre 25 de janeiro a 14 de março de 2014. O problema identificado é na bomba de combustível. O alerta da montadora é preocupante porque, segundo ela, se a bomba não for trocada nesses veículos há a possibilidade de o motor não dar a partida ou desligar repentinamente, “com risco de acidentes fatais ou graves, com danos físicos e materiais aos ocupantes e a terceiros”. Os chassis envolvidos no chamamento são Audi A3 Sedan 1.4 – de 8V-E1024603 até 8V-E1031453, Audi A3 Sedan 1.8 – de 8V-E1018516 até 8V-E1030876, Audi S3 Sportback 2.0 – 8V-EA130320 até 8V-EA139601. Os proprietários desses veículos devem entrar em contato com as concessionárias da marca e o serviço de troca é gratuito.
Fragmentos
- Segundo o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec) o pessimismo do consumidor brasileiro com os rumos da economia é o pior desde junho de 2001. O indicador piorou no mês de junho em relação ao mês anterior, atingindo 96,2 pontos.
- A Air France foi condenada a pagar R$ 8 mil por danos morais porque um consumidor adquiriu passagens aéreas para que sua noiva e a filha retornassem a Moscou, partindo de Paris, e mesmo com os bilhetes emitidos, ambas foram impedidas de embarcar sob o argumento de que a compra das passagens havia sido cancelada. A decisão do Juizado de Brasília entendeu que o tratamento dado aos consumidores foi inadequado e suficiente para causar transtornos e abalos emocionais.