Milímetros acumulados

Em dias consecutivos de chuva, diversos pontos da cidade ficam alagados. Nesta semana, precipitação deve parar na tarde de hoje e retornar no sábado

Por
· 2 min de leitura
Na Rua ?,ngelo Preto, uma parada de ônibus e uma calçada próximo a APAE são tomadas pela água em dias de chuva forteNa Rua ?,ngelo Preto, uma parada de ônibus e uma calçada próximo a APAE são tomadas pela água em dias de chuva forte
Na Rua ?,ngelo Preto, uma parada de ônibus e uma calçada próximo a APAE são tomadas pela água em dias de chuva forte
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Em épocas de chuva forte, é comum encontrarmos pontos de alagamento em Passo Fundo. Isso ocorre, geralmente, porque o volume de água é maior do que o poder de escoamento do local. Além disso, o acúmulo de lixo e de sujeira, por exemplo, podem potencializar o problema e gerar transtornos para a comunidade. O secretário de Obras, João Bordin, destaca que a secretaria tem trabalhado para evitar alagamentos e, quando há solicitações de moradores ou empresários, buscam solucionar problemas. Esse foi o caso da Rua XV de Novembro, que nesta semana passou por melhorias e recebeu uma nova tubulação. “Depois de diversas reclamações de proprietários de estabelecimentos comerciais e moradores, verificamos a situação e realizamos toda troca de tubulação. Foram colocados tubos maiores que facilitam a vazão da água”, explica Bordin.

Já na Rua Ângelo Preto, na Vila Popular, e na Avenida Doutor César Santos, no Bairro Petrópolis, por exemplo, a água acumula, mas além dos bueiros sobrecarregados de sujeira, o problema é agravado pelo fato das áreas estarem mais baixas. “A comunidade precisa colaborar, já que um dos fatores de alagamento é o entupimento das bocas de lobo que dão vazão para a água”, pontua o secretário. Desde o início da semana até às 15h desta quarta-feira (8), foram registrados 63 milímetros de chuva, que representam cerca de 40% da média esperada para o mês de julho, que é de 162mm. Segundo o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, no final da tarde de ontem a temperatura já entrou em declínio e nesta quinta-feira ocorre garoa e formação de nevoeiro ao amanhecer e o tempo segue nublado com possibilidade de pancadas de chuva no decorrer da tarde. Temperatura mínima deve ser de 10ºC e máxima não ultrapassar os 16ºC. Já na sexta-feira (10), o dia será de sol com elevação da máxima durante a tarde. Termômetros ficam entre 8ºC e 18ºC.

O tempo seco, entretanto, não dura muito tempo. No sábado uma nova área de instabilidade chega na região provocando pancadas de chuva fortes e rajadas de vento moderadas. “A chuva que retorna no final de semana deve permanecer até a próxima terça-feira (14), além disso, existe o risco de temporal no Norte do Estado no sábado e no domingo”, destaca o observador.

El Niño
Os efeitos do El Niño já começaram a ser sentidos no Estado durante o início deste inverno e tendem a ser mais acentuados na na segunda metade da estação, entre agosto e setembro. De acordo com Sampaio, o fenômeno ainda apresenta intensidade moderada, contudo, no decorrer da estação, pode passar para a intensidade forte. “No mês de junho já tivemos chuva acima da média. Foram 173mm, 29% acima da média e, neste mês, a probabilidade de que a precipitação ultrapasse a média é grande”, finaliza Sampaio.

Gostou? Compartilhe