Curso de Orientação a gestantes auxilia futuros pais e mães

Durante quatro noites, o curso traz diversos assuntos que serão fundamentais para as gestantes durante a gestação e após, para os cuidados com o bebê.

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um conselho, uma dica, um lembrete para os futuros papais e mamães são sempre válidos, mesmo que não sejam de primeira viagem. A chegada de uma criança mexe com toda a família, a ansiedade, os preparativos, o cuidado antes e depois do parto, os primeiros dias de vida do bebê, tudo requer atenção para que saiam dentro do planejado. Buscando auxiliar os futuros pais e mães nesses momentos tão importantes, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, realizada o Curso de Orientação à Gestantes, que iniciou sua 33º edição na noite desta segunda-feira, 06 de julho, com mais de 120 participantes, entre gestantes e acompanhantes.

Durante quatro noites, o curso traz diversos assuntos que serão fundamentais para as gestantes durante a gestação e após, para os cuidados com o bebê. Na primeira noite, a psicóloga Renata Bertoglio Zanetti Sabadin, que atua no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) abordou o assunto Mudanças psicológicas na gravidez. Entre várias informações sobre o que muda no aspecto emocional da gestante, ela afirmou que a criança precisa de amor para se desenvolver bem. "As funções da mãe e do pai é que vão amparar a formação deste bebê. O educar, o guiar tem que ser feito à quatro mãos. A mãe dá colo, carinho, o pai representa a autoridade, é quem irá mostrar os desafios, os riscos da vida", afirmou, ao salientar que é nas relações estabelecidas entre pai, mãe e criança que se fortalece as relações da criança com o mundo.

Ainda, a ginecologista obstetra Dra. Giovana Donato apresentou as fases do crescimento e desenvolvimento fetal, esmiuçando as alterações do organismo da gestante e como acontece o crescimento do feto em cada semana. Durante esse processo, ela pontuou as necessidades de exames, de acompanhamento para que a gestação ocorra de forma tranquila e saudável.

As informações repassadas pelos especialistas são ouvidas e anotadas com atenção pelos presentes. Michele dos Santos Rizzardi, funcionária pública, está grávida de 26 semanas do menino Lorenzo. Ela conta que mesmo que tenha planejado a gravidez, há um turbilhão de novidades e informações sobre a gestação e o nascimento do bebê. "Como sou mãe de primeira viagem preciso obter conhecimentos que vão me ajudar e contribuir para que eu saiba cuidar bem do bebê". Adquirir um pouco mais de experiência também é a expectativa do pai, Magnus Rizzardi. Entre os assuntos que vão ser abordados no curso, ele disse que os cuidados com o bebê é o que gera mais curiosidade.

Assim como Michele e Magnus, o jovem casal Jéssica Martins, 21 anos, e César Augusto da Silva, 28 anos, estão à espera do primeiro filho, Luiz Augusto. Grávida de 23 semanas, Jéssica disse que soube do curso pela imprensa e que foi uma das primeiras a se inscrever. "Temos muitas dúvidas sobre a gestação, por isso, procurei o curso para ouvir de especialistas orientações". Ela já decidiu que quer ganhar seu filho por parto normal, então, tenho curiosidade de saber mais sobre este tema, que também faz parte da programação do curso. O futuro pai já busca saber mais sobre os cuidados com o bebê. Embora ele goste bastante de crianças, e disse que leva jeito para cuidá-las, quer aprender mais para estar melhor preparado para cuidar do primeiro filho.

 

Gostou? Compartilhe