Orientação
Buscando auxiliar os futuros pais e mães, o Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, realiza o Curso de Orientação à Gestantes, que iniciou sua 33º edição na noite de segunda-feira (06) com mais de 120 participantes, entre gestantes e acompanhantes. Durante quatro noites, o curso traz diversos assuntos que serão fundamentais para as gestantes durante a gestação e após, para os cuidados com o bebê. Na primeira noite, a psicóloga Renata Bertoglio Zanetti Sabadin, que atua no Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) abordou o assunto Mudanças psicológicas na gravidez. Ainda, a ginecologista obstetra Dra. Giovana Donato apresentou as fases do crescimento e desenvolvimento fetal, esmiuçando as alterações do organismo da gestante e como acontece o crescimento do feto em cada semana. Durante esse processo, ela pontuou as necessidades de exames, de acompanhamento para que a gestação ocorra de forma tranquila e saudável.
Cinema italiano
A próxima edição do Il Venerdì del Cinema Italiano, que acontece no dia 31 de julho, vai apresentar o filme Sole a Cantinelle. O evento é uma promoção da UPF Idiomas, juntamente com a Acirs – Língua e Cultura Italiana. A exibição inicia às 19h30min, no auditório da UPF Idiomas. O filme conta a história de Checco, que deve manter a promessa feita ao filho, de dar a ele as férias dos sonhos, caso obtivesse dez em todas as matérias escolares. O problema é que ele está em plena crise financeira e conjugal. O filme será apresentado com áudio e legenda em italiano. A iniciativa é gratuita e aberta a toda a comunidade. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (54) 3316-8510, ou diretamente na sede do curso, localizada na Avenida Brasil, 743, Campus III, centro de Passo Fundo.
Quadrinhos
A fim de instigar estudantes de todos os níveis, profissionais e comunidade em geral para a importância das memórias e da história local e, ainda, promover um espaço de reflexão/ação em prol dos bens coletivos locais, o Arquivo Histórico Regional de Passo Fundo promove o II Concurso de Quadrinhos AHR, desta vez dedicado ao tema “História e Patrimônio”. As inscrições para a segunda edição encerram na próxima semana, dia 17 e podem ser realizadas nos links disponíveis na página historiaupf.blogspot.com.br. Podem participar estudantes de todos os níveis, desenhistas de quadrinhos não profissionais e profissionais de todo o país e estrangeiros que apresentem trabalhos originais e inéditos que versem sobre o tema do concurso. Cada trabalho deve ser apresentado no formato original e em três cópias, assinadas com nome ou pseudônimo dos autores em cada página. Todo o material deverá ser entregue diretamente no Arquivo Histórico Regional ou encaminhado via Sedex (o selo de postagem deve enquadrar-se às datas de inscrição).
Jantar
No dia 30 de julho, o Sincomércio realiza a 16ª edição do Jantar de Negócios. Nessa edição, o jantar contará com a presença de Jardel Beck, apresentando a palestra “A magia do sucesso: perseguindo altos níveis de desempenho”. O evento acontece a partir das 19h, no clube Caixeral. Os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos pelo telefone (54) 3313.6333.
Formação
A formação dos professores será mais longa e mais voltada para a prática em sala de aula. É o que define parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE), que já foi homologado pelo Ministério da Educação (MEC) e deverá ser colocado em prática em até dois anos, prazo para que os cursos em funcionamento se adequem às novas regras. A homologação do Parecer 2/2015 é parte do pacote de medidas adotadas pelo governo no final do primeiro ano de vigência do Plano Nacional de Educação (PNE). Entre as mudanças está a exigência de uma carga horária maior para os cursos de licenciatura, que passam a ter quatro anos de formação. Além disso, os futuros professores terão durante todo o curso atividades práticas, além do estágio supervisionado em escolas. Outra novidade é a uma maior integração entre a formação inicial dos professores e a formação continuada, oferecida aos docentes já formados.
Crescimento
A produção industrial cresceu em nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em maio. O resultado interrompeu três meses consecutivos de redução no setor. Dados divulgados na sexta-feira (10) indicam que as maiores altas foram registradas no Ceará, com 3,6%, Amazonas, 2,6%; em Pernambuco 1,4%; e Minas Gerais, 1,3%. Tiveram resultados positivos em maio: Santa Catarina (0,7%), Espírito Santo (0,6%), São Paulo (0,5%), Paraná (0,3%) e Rio de Janeiro (0,2%). Houve redução na produção na Região Nordeste, com queda de 2,2%. Na Bahia, a queda foi de 1%. Foi regitrada redução também no Rio Grande do Sul (1,6%), Pará (1,5%) e Goiás (0,6%). No acumulado de janeiro a maio, a produção industrial caiu em 13 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE.