A reunião promovida pala Amau na tarde de segunda-feira (6) foi longa e tensa. Dos 32 municípios associados só Sertão não esteve representado, pois o prefeito estava em Porto Alegre. A crise financeira enfrentada pela Fundação Hospitalar Santa Terezinha (FHST), de Erechim, pautou o encontro de mais de três horas realizado no Campus da Universidade Regional Integrada (URI).
I I
Os motivos da dívida milionária da FHST foram apresentados por Rafael Ayub, diretor executivo da instituição. O prefeito Paulo Polis (PT) reiterou aos colegas que o município de Erechim tem programado um repasse de R$ 2 milhões para minimizar a crise. Atentos os prefeitos ouviram também os argumentos do representante da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde de que o Estado está sem recursos.
I I I
As cobranças dos prefeitos, vice-prefeitos e secretários de saúde esquentaram o conclave. A gestão do Santa Terezinha foi questionada. Desobrigados de pagarem as Autorizações de Internação Hospitalares (AIHS) desde 2013, quando foi assinado o contrato 100% SUS com o governo gaúcho, os dirigentes municipais se dividiram quanto à possibilidade de voltar a pagar as diferenças das AIHS. Dentre os argumentos a falta de dinheiro, atenção básica e a necessidade de aporte de recursos nos hospitais locais.
I V
Diante da exigência da AMAU de ter um representante junto ao Santa Terezinha e mais acesso as informações, a reação do prefeito Pólis. Cumprindo seu segundo mandato, o chefe do executivo erechinense se irritou, refutou muitos dos argumentos de seus pares e disse que a gestão do hospital é séria e austera. O prefeito Milton Cantele (PMDB), de Campinas do Sul e presidente da AMAU dirigiu os trabalhos. Por unanimidade ficou estabelecido que ainda em julho a FHST apresente um planejamento que objetive a redução de custos.
V
A coluna ouviu a opinião de dirigentes municipais sobre o tema. Todos eles questionam os altos salários pagos aos diretores da casa de saúde instalada no número 919 da Rua Itália, no centro de Erechim. Uma comitiva deverá ir a Porto Alegre para pressionar o governo a pagar os R$ 8 milhões que estão em aberto. Na quarta-feira (8) os Médicos de diversas especialidades que atuam na FHST cruzaram os braços exigindo o pagamento dos salários atrasados. O atendimento foi interrompido e restrito apenas para emergência e urgência. Na sexta-feira (10) a FHST e a Prefeitura de Erechim anunciaram que iriam entrar na Justiça para cobrar os atrasados do governo do estado.
Curtas:
# O diretório do PDT do município de Estação poderá ser dissolvido e deixar seu único representante da Câmara de Vereadores sem legenda.
# A direção municipal da sigla tentou sem sucesso realizar sua convenção e eleger uma nova comissão executiva.
# Apenas quinze filiados estiveram presentes e a pauta prevista no edital de convocação não passou do terceiro item.
# Presentes no encontro, Alencar Loch e Adão Albuquerque, integrantes da microrregional do PDT Alto Uruguai, não conseguiram minimizar a crise estabelecida.
# Nota assinada por Eduardo R. da Silva, secretário da executiva local do PDT, revela que a suspeita de corrupção de dois deputados estaduais e de um federal contribuíram para a implosão do partido
# O PDT integrou o primeiro governo do município emancipado em 21 de abril de 1988, durante a administração de Guido Comin, através do vice-prefeito Dorvalino Cecconello.
# A Câmara de Vereadores de Erechim aprovou na sessão de segunda-feira (6) proposição do vereador Claudemir de Araujo (PTB) que solicita ao governo municipal e comissão organizadora da Frinape a transferência da feira para 2016.
# Eleito para um segundo mandato com 1892 votos, o vereador Araújo aponta as dificuldade econômicas enfrentadas pelas empresas e os consumidores.
# Cita como exemplo a transferência da Efapi, tradicional feira realizada em Chapecó (SC) e o cancelamento da Jornada Nacional de Literatura, em Passo Fundo.
# A precariedade das finanças do Estado e a crise enfrentada pela Fundação Hospitalar Santa Terezinha reforçaram os argumentos do vereador petebista.
# Caso seja mantida a programação da Frinape 2015 o vereador sugere que a municipalidade não repasse nenhum centavo para o evento programado para acontecer em novembro no Parque da ACCIE.
Dito & Feito:
Tomou posse na Câmara de Getúlio Vargas o suplente Volmar Fabro (DEM). Ele assume a vaga do vereador Nelson Rogalski (PP), que se licenciou para tratamento de saúde.
Indicadores Econômicos
BOVESPA | -- | -- |
DÓLAR | -- | -- |
EURO | -- | -- |