OPINIÃO

Teclando - 13/07/2015

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Compras e lazer

Ao navegar em busca de especiarias nas Índias, os portugueses já praticavam o turismo de negócios. Atualmente, o turismo de compras movimenta a economia nas fronteiras ou, ainda, em polos têxteis como o de Brusque em Santa Catarina. As lojas de fábrica, agora conhecidas como outlets, atraem muitos grupos organizados de compradores. Passo Fundo, principal cidade do Norte do RS, é referencial na prestação de serviços. Em nível regional, centraliza um potencial turismo de compras. Os atrativos estão nas vitrines das lojas e nas prateleiras dos supermercados: moda, variedade de produtos e até especiarias. São pessoas que também querem usufruir de locais agradáveis, ar-condicionado, cinemas e saborear um elaborado café expresso. Logo teremos mais um hipermercado e um novo shopping, ampliando os atrativos. Se há turismo, então sorriso nos lábios e portas abertas.

Conexão burocrática
Quem vive há algumas décadas, testemunhou uma fantástica evolução tecnológica. Acredito que nas telecomunicações esse desenvolvimento obteve os resultados mais impressionantes. Mas, na contramão deste fascinante mundo digital, surgiu a insuportável burocracia de uma nova era. As operadoras de telefonia acabaram com a relação olhos nos olhos. Hoje temos a frieza de atendentes virtuais e irritantes sequências para teclar. Então, finalmente, surge um atendente humano que também não resolve nada. Chat, ligações e voltamos à estaca zero. A cereja do bolo é quando dizem ?"anote o seu protocolo?". Uma burocracia de fazer inveja aos selos e carimbos de antigamente.

Espeto corrido
O churrasco, não importam as variações, é uma instituição gaúcha. Foi na beira da estrada da nossa serra que embalou, ganhou complementos e surgiu o espeto corrido. Em São Paulo foi incrementado e obteve ares requintados. O churrasco conquistou o mundo e hoje os espetos correm pelos salões dos dois hemisférios. Porém, um bom espeto corrido não perde a identidade com a beira de estrada. Interessante é que, ao longo dos anos, a preferências dos consumidores parece atrelada ao custo da carne oferecida. Lá pelos anos 1970 a pedida era um lombinho de porco, então o item mais caro. Nos anos 1980 a moda foi o coraçãozinho de galinha e em seguida a picanha assumiu o reinado. Mas o entrecot poderá assumir o posto.

Singela perguntinha
Qual o horário do próximo voo para Porto Alegre?

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