OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Fumar
Impressionante como hoje é difícil encontrar alguém que critique as leis que proíbem fumar em locais públicos ou até mesmo insistam para que isto aconteça. Há 20 anos, quando este assunto começou a ser debatido, a dificuldade era convencer a sociedade da necessidade de leis para proteger quem de fato fica como fumante passivo. Víamos artistas darem entrevistas fumando, personagens na televisão fumando e o cigarro era símbolo de independência e poder. Em 1996 o então Prefeito de São Paulo, Paulo Maluf decretou que estava proibido fumar em restaurantes e que os mesmos tinham que providenciar espaço específico para isto, levou inúmeras ações judiciais contra o decreto. Maluf sofreu no programa Roda Viva, duras criticas dos jornalistas que viam na ação do Prefeito um ato arbitrário e retrocesso nos direitos individuais da sociedade. Na entrevista Maluf disse “daqui vinte anos quem defender o fumo será fora de moda”. Ele estava certo.

Bebida
Sei que não é decisão fácil, mas prefiro ser criticado por ter posição, do que não ter nenhuma. Já passou da hora de proibir o consumo de bebida alcoólica em locais públicos. Há vários países que avançaram neste tema, diminuíram os acidentes de trânsito, violência doméstica e de quebra a sujeira da cidade. Temos estabelecimentos comerciais para isto e não são poucos os clubes, associações ou até mesmo nossas casas. O nosso direito não pode ser maior que o direito da coletividade e os espaços públicos são de todos e por serem de todos devemos legislar para que todos tenham o direito de ocupá-lo.

Bebida II
Como chegar a uma praça com nossos filhos, quando um grupo de pessoas acha-se no direito de levar caixas de isopor cheias de bebida e música alta. Depois saem embriagados com seus carros como se isto fosse comum e legal. A sujeira fica, pois a educação não se fazia presente.

Bebida III
Podemos nos enganar, isto faz parte da natureza humana, mas os jovens bebendo nas praças e nas boates é de responsabilidade dos pais primeiramente. O Estado tem seu compromisso sim, mas não vamos nos enganar amigos, a família deve puxar para si a responsabilidade de amar, dar limites e exemplos. A maioria das festas em casa tem bebida e vemos nossos filhos crianças e adolescentes bebendo como se isto fosse comum. Depois nos surpreendemos com as atitudes dos filhos, mas saibam que se fizermos tudo certo é possível dar errado, agora se fizermos tudo errado é mais provável que as decepções aconteçam.

Bebida III
Hoje são comuns os debates sobre o consumo ou não de bebidas alcoólicas em locais públicos, mas certamente daqui alguns anos isto será pacifico na sociedade. Quem desejar beber deverá fazer em local especifico, assim como o fechamento de bares que na Europa é fixado há muitas décadas. Resistimos porque o barulho de poucos acaba por sufocar o direito da maioria.

Dilma
Eleição foi em outubro de 2015 e vejo com perplexidade movimentos para retirar Dilma do seu cargo. Fizeram isto com Jango e tantos outros que ganharam de forma legítima. Vamos puxar para nós eleitores a responsabilidade de votar ou não votar corretamente. Elegemos hoje desde o Presidente de nossa associação de moradores, presidente da APP até o Presidente da Republica e com isto não podemos nos omitir de nosso papel no processo democrático.

Gostou? Compartilhe