OPINIÃO

Fatos - 14/07/2015

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Difícil pousar

Por que muitas vezes os aviões não conseguem pousar em Passo Fundo? Ocorre que no aeroporto Lauro Kortz o vento predominante é de través, ou seja, um vento cruzado em relação ao eixo da pista. Enquanto a pista está no sentido Leste-Oeste, o vento sopra Norte-Sul. Como para pousos e decolagens o ideal é operar contra o vento, significa que para pousar será necessário compensar o vento de través, aproximando com o avião “atravessado” e com mais velocidade. Essa operação torna-se delicada em uma pista estreita (30 metros) como a do Lauro Kortz. Respeitando os limites do avião e as normas de segurança de cada empresa, cabe ao comandante decidir por tentar pousar ou arremeter e pousar em outro local.

Lançamento
O XIII Festival Internacional de Folclore tem lançamento marcado para o dia 3 de agosto, às 19h, no Clube Caixeiral. A ideia de fazer um jantar para imprensa, autoridades, patrocinadores e apoiadores foi do prefeito Luciano Azevedo e encontrou respaldo da direção da Associação de Organizações de Festivais Folclóricos do Rio Grande do Sul, que tem à frente Paulo Dutra. A Associação (vinculada ao Cioff) e a Prefeitura de Passo Fundo são responsáveis por realizar o Festival. O lançamento ocorre um ano antes do evento, programado para acontecer de 13 a 20 de agosto de 2016 e já com vários grupos confirmados.

Contexto
Pesquisa do Ibope que dá vantagem ao senador Aécio Neves, PSDB, sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, caso as eleições presidenciais fossem realizadas hoje, deve ser entendida dentro de um contexto. Não poderia se esperar outra coisa diante de uma crise econômica e política e dos piores índices de desempenho de um governo.

Troca
O vereador Paulo Pontual vai deixar o Solidariedade, como a colunista já havia antecipado. O vereador deve se filiar ao PSDB, aproveitando uma brecha na legislação para não perder o mandato.

Cobrança
O prefeito Luciano Azevedo está em Porto Alegre para cobrar R$ 800 mil devido pelo Estado, referente ao período em que o município administrava o Hemopasso. Informação da Federação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps) foram depositados ontem cerca de R$ 340 mil.

*Colaborou Luiz Carlos Schneider

Gostou? Compartilhe