Hemopasso: Atendimento segue em horário reduzido

Nesta segunda-feira (13), a Fepps repassou para a Prefeitura de Passo Fundo mais de R$340 mil referentes aos serviços mantidos no Hemocentro

Por
· 2 min de leitura
No período da tarde, os portões do Hemocentro estão fechados para doadores. A redução no horário de atendimento se deu pela falta de funcionáriosNo período da tarde, os portões do Hemocentro estão fechados para doadores. A redução no horário de atendimento se deu pela falta de funcionários
No período da tarde, os portões do Hemocentro estão fechados para doadores. A redução no horário de atendimento se deu pela falta de funcionários
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Desde novembro do ano passado com o atendimento reduzido, o Hemopasso está entre as instituições mantidas pela Federação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps) que aguardam uma sinalização do Governo do Estado para contratação de novos servidores. Ao que tudo indica, porém, pelo menos até o final do ano, o quadro de funcionários da unidade deve continuar menor, já que não há previsão de concursados serem nomeados para preenchimento das vagas. Com isso, visando agilizar o atendimento, as doaçãos devem ser agendadas. A diretora do Hemopasso, Claudete Mistura Doro, frisa a importância da colaboração da comunidade: “Essa medida foi tomada para garantir que a pessoa seja atendida, já que estamos com menos servidores. Além disso, o tempo de espera vai de acordo com o fluxo de cada doador, ou seja, alguns demoram cinco e outros levam até 15 minutos para doar”, explica.

Claudete destaca ainda que a doação precisa ser valorizada, mas os doadores também devem ter paciência e aguardar o atendimento. “Queremos atender a todos, mas não conseguimos. As pessoas até ficam chateadas pois o escritório continua funcionando no turno da tarde, mas a recepção e coleta é apenas pela manhã”, pontua. Hoje o Hemocentro conta com 28 servidores sendo que, para a diretora, o ideal seria 60. “Estamos fazendo o possível e o impossível para que todos sejam atendidos e conseguindo manter a capacidade de 70 doadores por dia, mas é preciso ter compreensão”, esclarece Claudete.

FEPPS
A Fepps assumiu a gerência do Hemopasso em abril do ano passado, a partir de um convênio firmado com a Prefeitura de Passo Fundo. O convênio estabelece que, entre as obrigações previstas, está a responsabilidade de ressarcir o município pelos valores pagos pelos serviços mantidos, dentre eles, a folha de pagamento, o fornecimento de água, energia elétrica, linha telefônica, lavanderia, limpeza, abastecimento de veículos, contrato de dois médicos e insumos. Neste sentido, o prefeito Luciano Azevedo está em Porto Alegre, nesta terça-feira (14), para realizar audiência com a presidente da Fepps, Neusa Kemempfer. Além disso, a Federação informou que na tarde de ontem foi feito o ressarcimento de mais de R$340 mil para a prefeitura de Passo Fundo, referentes as despesas com o Hemocentro no exercício 2015.

Com relação a reclamação publicada por O Nacional na última sexta-feira (10), sobre um grupo de profissionais que não conseguiu efetuar sua doação na semana passada e criticou o atendimento recebido no local, a Fepps declarou que foram liberados os contratos para portaria e telefonia, que devem otimizar o atendimento, já que os técnicos e enfermeiros são capacitados apenas para a coleta.

Estoque estável
O frio, as mudanças de temperatura e as doenças respiratórias são alguns dos fatores que, nesta época do ano, influenciam na redução do número de doações de sangue no Hemocentro. Desde a metade de junho, o estoque já apresentou uma redução de 20%, mas ainda segue estável. Hoje o Hemopasso atende uma demanda de 139 hospitais da cidade e da região e, nos dias frios e chuvosos, a coordenação já observou que o número de doares reduz de 70 para cerca de 40 doadores/dia.

Atendimento
O Hemopasso está localizado na Avenida Sete de Setembro, 1055. O horário de funcionamento de segunda a sexta-feira é das 8h às 13h30, e aos sábados das 7h às 11h. Informações e agendamentos podem ser feitos pelo telefone (54) 3311-5555.

Desenhando Sorrisos

Ainda na tarde de hoje, a Unidade Móvel do Hemopasso estará na Praça Tamandaré realizando o cadastramento para doadores de Medula Óssea. A atividade é uma parceria do Hemocentro com o Projeto Desenhando Sorrisos e deve iniciar a partir das 13h. Se chover, a ação acontece no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Conceição, localizada em frente a Praça.

 

Gostou? Compartilhe