A Associação dos Universitários de Marau – ASSUMA – está promovendo a Primeira Semana Acadêmica, que teve início na terça e se estenderá até sexta-feira, dia 17. No primeiro dia do evento, 14 de julho, ocorreu uma palestra sobre “Atenção e cuidados em circunstâncias de luto”, com a psicóloga Ana Reis. Além disso, houve bate-papo sobre “Preconceito de Gênero e Sexualidade” e workshop sobre “Inovação em Estruturas Metálicas”.
No segundo dia, 15 de julho, houve uma palestra sobre “Redução da Maioridade Penal”, com o juiz Marcel Andreata de Miranda, um minicurso sobre “Como fazer Tie Dye” e um bate-papo sobre “O aluno da atualidade: desafios e possibilidades”. No terceiro dia, quinta-feira, haverá uma palestra sobre “Por que trabalhar?”, com Tatiana Gassen, um workshop “A estrutura econômica mundial” e um bate-papo sobre “A construção do SUS”.
Finalmente, na sexta-feira, será a vez do mestre da oratória, professor e advogado Ironi Andrade, que fará uma palestra-aula com o tema “Comunicação Eficiente: Saúde e Sucesso Pessoal e Profissional”. Além disso, ocorrerão atividades paralelas: um minicurso de Fotografia, com Jean Carlos Fabris, e um bate-papo sobre “O movimento estudantil”, com convidados da UPF e Imed. Embora seja uma iniciativa da Associação dos Estudantes Marauenses, todas as atividades serão abertas ao público e a comunidade de Marau e municípios vizinhos está sendo convidada a aderir ao evento. As palestras acontecerão no auditório Mira Ana Rodegheri Frey, do Iesta.