UPF Parque recebe visita técnica

Representantes do BNDES e Seplan fizeram o acompanhamento das obras e dos projetos do Parque

Por
· 1 min de leitura
Visita técnica acompanhou a aplicação dos recursos e o andamento das obrasVisita técnica acompanhou a aplicação dos recursos e o andamento das obras
Visita técnica acompanhou a aplicação dos recursos e o andamento das obras
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque) recebeu, na manhã desta quarta-feira, dia 15 de julho, a visita de representantes do BNDES e da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Regional. A visita objetivou o acompanhamento das obras e dos projetos do UPF Parque, tendo em vista que, por meio de editais publicados pela então Secretaria da Ciência, Inovação e Tecnologia (SCIT/RS), em 2012, 2013 e 2014, a UPF recebeu recursos para execução de diferentes projetos, no âmbito do Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGtec). Esses recursos são oriundos de um financiamento assinado entre o estado do Rio Grande do Sul, por meio da Seplan, e o BNDES, no âmbito do Programa de Apoio à Retomada do Desenvolvimento Econômico e Social do Rio Grande do Sul (PROREDES BNDES).

O investimento possibilitou a execução da Central Multiuso de Equipamentos e do Centro Tecnológico e Incubadora para Agricultura de Precisão; do Centro Tecnológico e Incubadora Metal-mecânica do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio; e a implantação do Laboratório de Desenvolvimento e Avaliação de Alimentos Funcionais e Nutracêuticos (Nutra-Ali).
 
Visitação técnica
Participaram da visita a chefe da Divisão de Captação de Recursos Nacionais da Seplan, Daiane Allegretti; a gerente da área de Infraestrutura Social do BNDES, Ana Cotovio; o engenheiro Thiago Damasceno e a advogada Camila Bicalho, ambos do BNDES. Recepcionaram os visitantes o gestor de Relações com o Mercado, Marcos Citolin e o coordenador do UPF Parque, Charles Leonardo Israel. A atividade também contou com a presença das professoras Luciane Maria Colla, do curso de Engenharia de Alimentos, e Charise Bertol do curso de Farmácia, ambas atuantes no projeto Nutra-Ali. Conforme Ana Cotoviso, a visita técnica busca fiscalizar a execução dos projetos realizados com recursos do financiamento do Banco para o estado do Rio Grande do Sul. “A intenção é verificar se os recursos estão sendo destinados para a finalidade a qual foram aprovados”, destacou, enfatizando que novas visitas serão realizadas, de acordo com o andamento das obras e a implantação dos projetos.
 
Para o coordenador do UPF Parque, a vistoria reafirma que o projeto está em pleno andamento. “É possível mostrar que estamos cumprindo as metas e que estas estão de acordo com os projetos e com os interesses da comunidade”, afirma Israel. Na opinião do gestor de Relações com o Mercado, as empresas, muitas vezes, dependem de buscar apoio tecnológico para desenvolver novos produtos para enfrentar o mercado. “O nosso papel é fazer a sinergia com o ambiente acadêmico, do Parque Tecnológico e da pesquisa, com as empresas nas suas questões específicas, oferecendo soluções e recebendo as demandas”, constata Citolin.

Gostou? Compartilhe