13º salário I
A administração municipal antecipará a primeira parcela do 13º salário para o funcionalismo público, com pagamento do abono para o próximo dia 20 de julho. O prefeito Luciano Azevedo assegura o pagamento e ressalta que a Prefeitura de Passo Fundo, pelo terceiro ano consecutivo, é uma das poucas prefeituras a realizar o pagamento em duas parcelas do benefício aos servidores municipais. Segundo o secretário de Finanças, Gilberto Bedin, a parcela virá líquida e corresponde a 50% do valor total. “Estamos cumprindo um compromisso de antecipar o benefício aos servidores municipais, ajudando a movimentar a economia de Passo Fundo, além de auxiliar no incremento da receita mensal”, destacou o secretário.
13º salário II
Na legislação vigente, o adiantamento da gratificação pode ser realizado entre os meses de fevereiro e novembro. A Secretaria de Finanças também tem previsão de pagamento da segunda parcela do para o dia 18 de dezembro. O adiantamento desta parcela do 13º salário aos servidores municipais ativos e inativos terá um custo aproximado de R$ 5 milhões aos cofres do município.
Participação
O projeto lançado pela Prefeitura de Passo Fundo aproxima de forma efetiva a população do Poder Público para opinar sobre uma das áreas mais solicitadas: a pavimentação em diferentes regiões da cidade. A iniciativa apresenta o recurso de votação para que cada cidadão possa escolher qual rua necessita de asfalto em seu bairro. Até o momento cerca de 900 pessoas já participaram. O prazo para a votação encerra no dia 30 de agosto. Para votar, os computadores disponibilizados em espaços públicos podem ser utilizados, como os equipamentos oferecidos nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e a Biblioteca Municipal.
Férias
Crianças entre 5 e 10 anos poderão aproveitar o período de recesso escolar para participar do projeto Brincando nas Férias de Inverno, no Sesc Passo Fundo (Av. Brasil, 30). As inscrições já estão abertas e as atividades ocorrem entre 27 e 31 de julho, no turno da tarde. O Brincando nas Férias inclui sessões de cinema, passeios orientados, oficinas temáticas, contação de histórias e brinquedos infláveis, e todas as atividades são desenvolvidas com o auxílio de um monitor capacitado. O objetivo do projeto é proporcionar melhores condições para o aproveitamento do tempo livre das crianças, através de atividades que promovam o desenvolvimento de hábitos saudáveis e estimulem a integração social. Mais informações sobre inscrições e taxas para participação podem ser obtidas no Sesc Passo Fundo, pelo telefone (54) 3313 4318.
Mais Cultura
O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) foi a única instituição de ensino federal do Rio Grande do Sul a ser contemplada no Programa Mais Cultura nas Universidades do Governo Federal. A verba destinada para o Instituto foi de R$ 709.98 mil. Entre os institutos federais do país, o IFSul e outros cinco foram contemplados. Ao todo, foram classificadas 98 instituições, com 18 delas contempladas com os recursos. O Programa tem como objetivo apoiar atividades realizadas em escolas públicas, e ações de criação e fomento de rádios e tevês universitárias, produção de festivais culturais universitários, criação de grupos de pesquisa e de novos cursos de pós-graduação em temas ligados à cultura, criação de museus para preservação da história das universidades e a reestruturação e compra de equipamentos para espaços de ensino e pesquisa já existentes.
Teatro
O Teatro Municipal Múcio de Castro abre as cortinas para novas apresentações. Nesta sexta-feira (17), às 20h, Os Tropeiros de Passo Fundo trazem o melhor do gênero gaúcho fandangueiro, com o musical “Em Retrato”. No sábado (18) e domingo (19), também a partir das 20h, o ator Marcio Meneghell apresenta o Projeto Café com Caio, com o espetáculo “O homem que acreditava”, promovendo momentos de música e bate-papo, com toda a influência de Caio Fernando de Abreu. Antes da peça, às 19h, o músico Jei Silvano, da General Bonimores, recepciona o público com música ao vivo.