OPINIÃO

Coluna Saul Spinelli

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Congelamento de salários
Eu fico estarrecido com a tranqüilidade da nossa Assembléia Legislativa em aprovar o congelamento dos salários do funcionalismo e não fazer o mesmo com seus salários do Executivo, Judiciário e por ai adiante. Quem vai pagar a conta? Novamente serão os mais humildes, vulneráveis, pobres como quiserem chamar. Falta saúde, remédios, alimentos para doentes especiais enquanto os poderosos mantêm seus direitos e privilégios intactos. Que o Estado está quebrado todos nós sabemos há muito tempo, mas o que ninguém diz é o que fazer. Quais providências tomar? E me desculpem não será congelando os salários do trabalhador.

Sartori
O Governador é um homem de bem, conhecemos de Caxias do Sul e sei que é um gringo legal, simpático, honesto, bonachão, mas não elegemos ao título de miss simpatia. Elegemos para o cargo de Governador do Estado e precisamos que ele venha a público e diga quais seus planos e metas para encaminhar o Estado para o desenvolvimento. Isto não será feito tirando direito de uns e garantindo privilégios de outros. Nem mesmo aumentando impostos e vendendo empresas, apenas. Temos que ter plano, meta, foco e principalmente um pacto de desenvolvimento de 20 anos para o Estado.

Trânsito
Adotei algumas atitudes referentes ao nosso trânsito de Passo Fundo. Evito sair com o carro quando isto é possível. Antes de sair traço um trajeto e de preferência que não passe pela Avenida Brasil. Procuro calcular o tempo que levo da origem ao destino. Mesmo estando na preferencial, cuido e observo as ruas secundárias, pois infelizmente nem todos respeitem estas regras. Não atendo mais telefone se estou dirigindo, nem mesmo no viva voz e por fim não fico rodando três vezes a quadra para procurar vaga de estacionamento, estaciono mesmo que sejam quadras do destino.

Ditado
Tem o ditado “da onde a gente não espera nada, é que vem alguma coisa”. Pois eu estou convicto que “da onde a gente não espera nada, é que não vem nada mesmo.”

Gratidão
Meu pai sempre diz que ingratidão é o pior pecado de um homem e estou convicto disto. Tem pessoas que não reconhecem o que a gente faz, mas lembram com muita rapidez da gente quando precisam. Faz parte. Tenho lido muito Papa Francisco e dias deste fiz leitura de um texto seu sobre gratidão. “Ser agradecidos é a virtude que nos ajuda a manter uma atitude mais positiva em nossa vida cotidiana”.

Maioridade penal
Os USA é um país que não devemos adotar como exemplo. Um país que tem a maior massa carcessária do mundo e ainda que prefere enfrentar ditadura com economia fortes, do que a guerra da fome que vivemos em alguns países. Invade países com informações inverídicas e não aceita convenções da ONU, mas exige que as demais nações o façam. Longe de ser um modelo. Longe. Neste país a maioridade penal é de 12 anos.

Japão
Neste país secular temos a maioridade penal em 21 anos os índices de criminalidade imperceptíveis. Investimento na educação, saúde, família e profissionalização. Investem em valores humanos que lamentavelmente estamos nos distanciando.

Natal Ecológico
Segue os trabalhos e a equipe voluntária quer no 8° ano de edição premiar a cidade com a inauguração da praça revitalizada, nova iluminação e novos enfeites. Prefeito Luciano Azevedo que recebeu o pessoal ontem disse que o apoio será dado e a Prefeitura trabalha para fazer neste e em outros locais a revitalização solicitada pela comunidade.

Boa leitura
Ditado pelo espírito Silveira Sampaio, o livro de Zibia Gasparetto é uma boa opção para estes dias de chuva. “O repórter do outro mundo” .

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe