Estímulo à alimentação equilibrada norteia estudos

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Crianças se familiarizam com alimentos saudáveisCrianças se familiarizam com alimentos saudáveis
Crianças se familiarizam com alimentos saudáveis
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Corpo de abóbora, cabeça de cebola, braços de cenoura e pernas de beterraba. É pela composição incomum entre as bonecas que Saladinha desperta a curiosidade daqueles que entram em contato com a narrativa que a tem como personagem principal. Não foi diferente com os estudantes de Nível III da Escola de Educação Infantil Notre Dame Santa Isabel que, por meio das vozes das educadoras, conheceram “Saladinha: Uma Bonequinha Diferente”, obra escrita por Liane Guimarães.

A leitura, além de incentivar as crianças a provar sabores que não fazem parte da sua rotina, como os estigmatizados legumes e verduras, foi uma das atividades inaugurais do projeto de “Alimentação Equilibrada”. Nele, o estudo dos conteúdos programáticos desse nível de ensino estará atrelado às atividades desenvolvidas a fim de que os estudantes conheçam os alimentos, em sua variedade, e tenham consciência sobre a importância de consumi-los de forma saudável. Dessa forma, o conteúdo ganha aplicação e o cotidiano escolar se torna mais atraente para os pequenos estudantes de cinco anos.

Após ouvirem atentos à narrativa, por exemplo, eles foram desafiados a passar um final de semana com a bonequinha, que deixou as páginas do livro e encontrou seus braços, e relatar a experiência vivida. Para isso, além da boneca e seus objetos pessoais, cada educando leva para casa um kit com caderno, lápis de cor, lápis grafite e giz de cera. Com eles, além da criatividade, a criança vai exercitar a motricidade fina e as linguagens, destaca a educadora Viviane Bavaresco. A visita de Saladinha, ainda deve estimular a oralidade, uma vez que as crianças vão socializar suas vivências, complementa a responsável pala turma A. A obra, prossegue Viviane, ainda vai contextualizar a introdução à alfabetização. Isso porque as iniciais dos vegetais vão ser o ponto de partida para o estudo das vogais, das consoantes, dos fonemas e dos vocábulos.

Além da área das Linguagens, as demais áreas do conhecimento também são contempladas com o desenvolvimento do projeto. Se, em Natureza e Sociedade, o ambiente – aquilo que o compõe e a sua preservação - e o convívio social - que inclui o cuidado com a vida de si mesmo e do outro - são temas facilmente associáveis à “Alimentação Equilibrada”, pois estão relacionados aos tipos de plantas e seus benefícios para a saúde, em Matemática, por exemplo, os estudantes já puderam exercitar seu conhecimento sobre formas, quantidades, classificação e seriação, enquanto conheciam diversos legumes e saladas. Para isso, em sala de aula, manipularam vegetais. Entre eles, estavam verduras e legumes desconhecidos ou incomuns para as crianças, além de outros que não fazem parte da sua rotina alimentar, segundo foi constatado em levantamento feito com seus responsáveis. Além da prática matemática, essa experiência ainda aguçou a curiosidade sobre os alimentos, fosse pelas indicações da educadora Marli Werworn sobre as possibilidades de preparo ou fosse pelos relatos dos colegas sobre o seu consumo.

Ao término dessa atividade, eles produziram e provaram um prato que tem como ingredientes alface, beterraba, cenoura e pepino. Acompanhados de pão, presunto e queijo, em camadas, os vegetais compuseram um sanduíche prensado. A fim de conscientizar os pais sobre a importância da adoção de uma alimentação equilibrada, durante toda a vida, para a preservação da saúde, e integrá-los ao cotidiano escolar das crianças, fazendo parte do seu processo de aprendizagem, eles também participam das leituras e das pesquisas desenvolvidas nesse projeto, como tarefas de casa.

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