Recibela
A cooperativa de catadores Recibela, que trabalha no aterro de Passo Fundo fazendo a triagem do lixo, sofre com as más condições do local. Nos últimos dias, os trabalhadores estão tendo problemas com o material já triado. Depois que o lixo chega ao aterro, eles separam o que pode ser reciclado e fazem fardos para vender e gerar a renda. Porém, de acordo com a monitora e psicóloga do Projeto TrasformAção, que presta assessoria à cooperativa, Anna Caroline Ferrari, eles não possuem um local adequado para guardá-lo, porque o pavilhão está cheio de lodo. Então tudo isso acaba ficando no tempo. Como os caminhões que trazem o lixo por vezes não depositam a carga no local adequado, eles acabam se misturando com o que já foi separado. “A estrutura de trabalho deles não é adequada. Acontecem alagamentos, eles pegam chuva porque não tem calha. Tudo isso dificulta muito o trabalho”. A manutenção da estrutura é de responsabilidade da Codepas.
Conferência I
Aprimorar as práticas de ensino através da formação continuada e da integração é a proposta da II Semana de Formação Continuada dos Professores da Rede Municipal de Passo Fundo. O evento, realizado pela Prefeitura de Passo Fundo, segue até o dia 24 de julho com uma programação diversificada. Na manhã dessa segunda-feira (20), no auditório do Colégio Notre Dame, a semana iniciou com a conferência do professor doutor Celso Vasconcellos.
Conferência II
A conferência de abertura, intitulada “(In)Disciplina Escolar: existem responsáveis?”, trouxe novos debates para os participantes. Com a temática “Escolas em Ação: entre saberes docentes e práticas inclusivas na diversidade”, o secretário de Educação, Edemilson Brandão, ressalta que a iniciativa é essencial pelo impacto que traz ao cotidiano. A partir desta terça-feira (21), os professores contam com minicursos e, na sexta-feira (24), a programação encerra com uma Feira Cultural.
Plano de Apoio Estudantil
Tendo por base a Responsabilidade Social da Instituição, a Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF) e a UPF oferecem o Plano de Apoio Estudantil UPF (PAE/UPF). O plano é destinado a alunos cuja renda familiar bruta seja igual ou inferior a 15 salários mínimos e cuja renda per capita do grupo familiar seja de até 3,5 salários mínimos. O PAE/UPF terá a duração correspondente ao número de semestres previstos para a conclusão do curso. O período de inscrição no PAE/UPF está aberto e segue até o dia 12 de agosto. A divulgação dos resultados ocorre no dia 26 de agosto, pelos sites www.upf.br e www.upf.br/vestibular. No dia 04 de setembro ocorre a homologação final dos resultados. Para mais informações, acesse o edital do PAE/UPF, disponível no link vestibular.upf.br/bolsas-e-creditos/plano-de-apoio-estudantil ou entre em contato com a Seção de Programas Públicos e Institucionais da Universidade, pelo telefone (54) 3316-8413.
Segue a greve
A greve nacional dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que completou 14 dias e vem prejudicando o funcionamento das agências no país. Um balanço da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps) indica que 25 estados participam do movimento, com 80% de adesão dos trabalhadores. Já a estimativa do Ministério da Previdência Social mostra que 11,49% dos funcionários aderiram à greve. No total, 45,7% das agências funcionam com atendimento parcial e 16% estão completamente paradas, segundo o balanço do ministério.