Uma nova sede adequada para atender a população é o desejo dos conselheiros tutelares de Passo Fundo. Quando chove, goteiras costumam ser comuns, mas um dos principais problemas é uma infiltração no segundo andar do prédio, na sala de atendimento de uma das conselheiras tutelares da microrregião II, que não cessa nem em dias de sol. O espaço é alugado. A imobiliária e o proprietário já foram notificados pela Prefeitura de Passo Fundo, mas o vazamento continua. Além disso, o local não atende as questões de acessibilidade. A Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas) informou que o projeto da nova sede já está pronto, a questão agora é definir o local.
Com a chuva intensa dos últimos dias, o problema de infiltração, que persiste há mais de um ano, piora. Um balde foi colocado no chão para absorver a água das goteiras de uma das salas de atendimento da microrregião II. Uma das preocupações é com a fiação elétrica, já que a água escorre em meio aos fios. “O problema do vazamento é permanente. Não é de agora. Quando chove muito, escorre mais. A situação ocorre há mais de um ano e já tivemos computadores queimados, perdemos procedimentos administrativos. Temos prejuízos sim. Quando chove muito, desligamos a luz porque é perigoso. A conselheira realiza os atendimentos com o balde do lado”, revelou o conselheiro tutelar, Glauco Franco.
Uma reunião será realizada com o secretário da Semcas, Saul Spinelli, nos próximos dias. Os conselheiros reivindicam um prazo para a mudança de sede. “O espaço é inadequado. Era para termos mudado no ano passado, mas ficou para janeiro de 2015. Depois pediram prorrogação por mais 60 dias. Queremos uma definição de data. Não importa se é daqui seis meses, mas nós queremos uma posição definitiva”, reivindicou o conselheiro.
O secretário da Semcas reafirmou que o espaço realmente não é adequado e que já tentaram inúmeras vezes resolver o problema da infiltração. “Notificamos a imobiliária, o proprietário do imóvel, foram feitas algumas melhorias, mas o problema não foi sanado. É consenso que temos que tirar a sede deste lugar. Só que não adianta alugar um outro espaço que também não seja adequado. Já está sendo providenciado um novo local definitivo”, destacou Spinelli.
O novo espaço deverá atender os critérios necessários para atendimento do Conselho Tutelar. “Estão sendo feito os encaminhamentos para que se providencie a construção deste espaço que terá salas individuais para todos os conselheiros, sala para administrativo, recepção, entre outros. Os critérios para esta nova sede são principalmente acessibilidade, privacidade e condições de trabalho para os conselheiros. Além disso, será na região central para facilitar o acesso, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, salientou o secretário.
O projeto da nova sede está pronto e aprovado pelo prefeito Luciano Azevedo. “A mudança ocorrerá ainda neste ano. O projeto já foi autorizado pelo prefeito. O prazo só posso estimar depois de reunião com a empresa que está tratando do assunto e com os conselheiros. No decorrer da semana mostraremos o projeto para os conselheiros. Esta discussão sobre a sede está sendo feita em conjunto com o Ministério Público”, informou Spinelli.