Foram 25 anos no comando da Áudio Visão Propaganda. Tempo mais que suficiente para essa agência de propaganda e publicidade do interior do Rio Grande do Sul, com sede em Santa Rosa, que, entre tantos clientes, controlou as contas da rede de lojas Quero-Quero (19 anos), Cooperluz - Eletrificação rural e rede de lojas (14 anos), Scalco Estruturas Metálicas (12 anos), Lojas Renner (12 anos), Rigo Magazine e Rigo Supermercados (12 anos) e Moto Agrícola Alto Uruguai – Concessionária Ford (12 anos), marcasse indelevelmente a historia da propaganda gaúcha. Pois, foi com base nessa experiência e em outras vivências, como locutor de rádio, em redação de jornais e na passagem pela então TV Difusora (atual Bandeirantes) em Porto Alegre, que Altur Dias Gering, hoje residindo em Passo Fundo, se valeu para escrever o livro Propaganda no Interior, que ora se se encontra em fase de editoração, aguardando lançamento.
Propaganda no Interior, o livro de Altur Gering, que tive o privilégio de prefaciar, mostra, pelo olhar de quem ajudou a construir a história da propaganda gaúcha, como essa é feita no interior do Estado, longe do glamour das grandes agências do centro do País e sem as vultosas verbas públicas ou privadas. É quando a competência e a criatividade, efetivamente, fazem a diferença.
Altur Gering, o criador da exitosa campanha Festa dos Milhões das Lojas Quero-Quero, aproveita a sua experiência à frente da Áudio Visão Propaganda para, no livro Propaganda no Interior, deixar uma contribuição relevante tanto para estudantes quanto para profissionais da área de propaganda e marketing que queiram entender o funcionamento da propaganda no interior do Estado. Uma realidade muito diferente do que pode supor alguém pouco familiarizado com o dia a dia do mercado da propaganda e publicidade. São, nessa obra, generosamente, dadas lições úteis de como se pode lidar com a produção de campanhas de qualidade, como usar bem os pouco recursos disponíveis, como se relacionar com clientes que, não raro, entendem que a verba destinada a propaganda é mais gasto do que investimento ou, quando não, querem incluir familiares em comerciais, confundido propaganda com colunismo social. Um verdadeiro manual de sobrevivência num mundo de competição acirrada e recursos escassos.
O livro de Altur Gering, ao tratar de um universo que está fora dos manuais de propaganda e marketing, geralmente produzidos com a visão dos grandes centros e viés das academias, adquire maior relevância ainda. Além de bem escrito, usando linguagem simples, porém sem se afastar dos referencias teóricos do negócio propaganda, apresenta uma vastidão de exemplos e casos concretos vivenciados profissionalmente pelo autor. Altur Gering, conseguiu, com maestria, mesclar a sua história pessoal e a trajetória da Áudio Visão Propaganda, inserindo-as no contexto da história política e econômica do País nos últimos 40 anos, destacando, especialmente, com exemplos de casos de empreendimentos bem-sucedidos no interior do Rio Grande do Sul, o papel da propaganda na alavancagem de negócios em tempos de crise. Enfatizou os problemas surgidos no cotidiano das empresas anunciantes e as soluções que foram encontradas pela agência, de forma criativa e profissional. Enfim, toda crise deve ser vista como uma boa incubadora de ideias, destacou Altur Gering. Algo que nos soa bem atual. Propaganda no Interior, pela raridade da temática que aborda, com o foco nos clientes que estão longe dos grandes centros urbanos, tendo sido escrito na forma de um manual de “como fazer as coisas”, tem, desde já, o seu lugar assegurado na bibliografia nacional sobre propaganda. Em Altur Gering somam-se a experiência de mais de 40 anos lidando com propaganda e publicidade, competência e paixão pelo tema. Eis um livro que não hesitamos em recomendar, uma vez que foi escrito com a autoridade EX CATHEDRA de quem foi protagonista de escol da propaganda no interior do Rio Grande do Sul.
Indicadores Econômicos
BOVESPA | -- | -- |
DÓLAR | -- | -- |
EURO | -- | -- |