Volta às aulas UPF I
As atividades do segundo semestre de 2015 da Universidade de Passo Fundo (UPF) começam no dia 27 de julho. Mais de 21 mil alunos retornam ou iniciam as aulas, em 61 cursos de graduação, em Passo Fundo e nos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Palmeira das Missões, Sarandi e Soledade.
Volta às aulas UPF II
A programação da Recepção Acalourada acontecerá no dia 30 de julho, nos turnos da manhã e noite, com apresentações artísticas e boas-vindas da Reitoria da UPF. A atração principal será a apresentação teatral, em formato de palestra encenada com o grupo Dionisos Teatro. O tema será "Cheguei na universidade. E agora?", abordando o universo da UPF, as oportunidades que surgem durante a graduação e questões de comportamento e da vida em sociedade com consciência e prática de responsabilidade social, entre outros aspectos.
PEC das Domésticas
O Instituto Doméstica Legal lançou a Cartilha PEC das Domésticas para esclarecer sobre os novos direitos e deveres dos empregados e empregadores domésticos, após a publicação da Lei Complementar 150, de 1º de junho de 2015. A lei regulamentou a Emenda Constitucional 72, de 2 de abril de 2013 – resultado da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Domésticas, que estabeleceu a igualdade de direitos entre os trabalhadores domésticos e os demais trabalhadores urbanos e rurais. A cartilha apresenta os conceitos de empregado doméstico e diarista e traz informações sobre assinatura da Carteira de Trabalho, descontos e benefícios do trabalhador, custos e deveres do empregador, entre outros assuntos. O guia reúne também as leis que regulamentam o emprego doméstico. A cartilha pode ser acessada em http://www.domesticalegal.com.br/cartilha.pdf . Também é possível receber o material gratuitamente por e-mail, informando o endereço no site Doméstica Legal.
Projeto I
Na última semana, o Conselho do Fundo de Solidariedade (FDS) se reuniu para avaliar os novos projetos. Duas iniciativas de Passo Fundo foram aprovadas, o projeto “Arte e Vida” e o “Cozinha Solidária: Ambiente Digno para a Alimentação do Reciclador”. O “Arte e Vida” surgiu a partir do trabalho dos artesões Reinaldo Poltronieri e Lucimar Poltronieri que produzem artesanatos através da reciclagem de vidros. Realizado desde 2004, o projeto conta com um grupo de sete pessoas para ajudar na confecção dos artigos de decoração e de utilidades domésticas. Para o grupo, o bem maior não está apenas nos lucros da venda de artesanato, mas também a contribuição com a preservação do meio ambiente pelo reaproveitamento de materiais recicláveis.
Projeto II
O segundo projeto aprovado, “Cozinha Solidária: Ambiente Digno para Alimentação do Reciclador” é uma iniciativa da Cooperativa de Trabalho dos Recicladores do Parque Bela Vista (Recibela). O projeto tem o objetivo de criar um espaço de cozinha e refeitório para melhorar os momentos de refeições dos associados da Recibela. No total serão 53 recicladores beneficiados pelo projeto.Desenvolvido há 15 anos, o FDS busca promover solidariedade, cidadania através do apoio a sinais concretos de transformação social.