Apesar dos argumentos de um vereador que defendeu a transferência da Frinape e Fenamate para o próximo ano as feiras serão realizadas conforme previsto. Os argumentos do presidente da ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim) foram mais consistentes e derrubaram a tese do integrante do legislativo erechinense de que a crise econômica e a inflação crescente inviabilizariam o evento programado para novembro. A proposta foi apresentada no exato momento em que a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHST) chegou ao ápice da crise financeira, da suspensão de inúmeros serviços e do atendimento dos médicos.
II
Claudionor J. Mores, dirigente da ACCIE, utilizou os meios de comunicação na defesa do projeto. Diplomático, disse que as dificuldades que afetam a economia devem ser enfrentadas com arrojo e trabalho. Na segunda-feira (20), a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei do executivo que firma convênio com a ACCIE com o repasse de R$ 255 mil. O valor e a contrapartida do município e deve representar 10% dos recursos captados através da Lei de Incentivo a Cultura. Em contrapartida a comunidade terá a oportunidade de participar da programação cultural das feiras que preveem três apresentações de orquestras, 30 peças de teatro, quatro espetáculos circenses, entre outros.
III
A realização do XX Fórum Municipal, XVII Estadual e XVI Nacional de Educação de Getúlio Vargas, que encerrou na sexta-feira (24), contou com a participação de mais de 600 professores. O evento promovido pela SMECD repete o sucesso dos anos anteriores. A crise econômica também não afetou a realização do II Fórum Norte Gaúcho do Milho, que movimentou a cidade de Getúlio Vargas na semana passada, com a participação de mais de 250 produtores, agrônomos e acadêmicos. Tão pouco terá reflexos no I Fórum Norte Gaúcho do Leite, que será realizado no próximo dia 12 de agosto no Centro Cultural 5 de Novembro, em Sertão.
Curtas:
# Em que pese às eleições para deputado estar em previstas para 2018 muitas lideranças políticas já revelam o desejo de concorrer.
# O discurso do prefeito Ederildo Paparico Bachi (PDT) numa solenidade ocorrida na tarde de quinta-feira (23), em Floriano Peixoto, é um exemplo concreto.
# Prefeito de São João da Urtiga e recentemente empossado como vice-presidente da Famurs, Paparico falou mais tempo do que todas as outras autoridades convidadas a se pronunciar.
# Comunicador de programa de rádio, o líder pedetista tem uma voz potente e articula muito bem as ideias, mas tropeça com os números e nomes.
# Ao saudar o prefeito anfitrião chamou Vilson Babicz (PT) de “Babinski”, e disse que em 1892 foi criada a primeira cooperativa no RS.
# Antecipou em uma década a fundação da cooperativa de crédito ocorrida em 1902, na Linha Imperial, e trocou Nova Petrópolis por Veranópolis.
# O deputado estadual Juliano Rosso (PCdoB) incluiu diversos municípios do Alto Uruguai no roteiro que está cumprindo durante o recesso parlamentar.
# No dia dezoito o deputado, que cumpre seu primeiro mandato na Assembleia, esteve em Marcelino Ramos, Gaurama, Erechim , Getúlio Vargas e Campinas do Sul.
# Foi recebido na cidade de Estação por lideranças que trabalham na instalação da executiva provisória do PCdoB e por correligionários em Erebango.
# Até finalizar o roteiro o ex. vice-prefeito de Passo Fundo terá visitado lideranças políticas, sindicais e ambientalistas de mais de uma centena de municípios.
Dito & Feito
A Frente Parlamentar de Acompanhamento das Demarcações de Áreas Indígenas – Em Defesa dos Agricultores, realizou a primeira audiência pública no dia 17 de julho A comunidade de Mato Preto, em Getúlio Vargas foi escolhida para o evento que contou com a presença do deputado Vilmar Zanchin (PMDB). Cumprindo seu primeiro mandato, Zanchim foi o proponente e coordenador da Frente. O parlamentar alerta para o fato de que os pequenos agricultores estão sendo injustiçados com a atual política de demarcações.