Dia dos País é aposta de boas vendas

Empresários esperar um crescimento de até 15%, na campanha que inicia no dia 1º de agosto

Por
· 2 min de leitura
Comércio de Passo Fundo oferece descontos atrativos para vendas do Dia dos PaisComércio de Passo Fundo oferece descontos atrativos para vendas do Dia dos Pais
Comércio de Passo Fundo oferece descontos atrativos para vendas do Dia dos Pais
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Depois da LiquidaPasso, que encerrou no dia 25 de julho, o comércio de Passo Fundo está apostando na campanha do Dia dos Pais, que inicia no próximo sábado (01), para alavancar as vendas. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é de um aumento entre 10% e 15% comparado com as vendas em dias normais do ano. Muitas lojas investem em opções de pagamento parcelado e em descontos atrativos à vista. A CDL aposta na divulgação da campanha para incentivar os consumidores. “Estamos investindo em mídia para ajudar nas vendas. Mas, os filhos sempre lembram dos pais e com certeza comprarão um presente”, acredita o presidente da CDL, Agadir Stramari.

Um dos segmentos mais procurados nesta data é o vestuário masculino. “Normalmente, o segmento mais procurados é o da moda masculina, roupas e calçados. Mas, há também a perfumaria, celulares”, ressalta Stramari. Tem lojas que já estão com as vitrines decoradas para a campanha do Dia dos Pais e apresentam descontos convidativos. De acordo com o presidente da CDL, cada lojista tem a liberdade para oferecer descontos e formas de pagamento.

Projeção da Fecomércio RS
As vendas do Dia dos Pais deverão repetir o que vem sendo verificado nos meses anteriores, isto é, queda em relação ao mesmo período do ano anterior. Dessa forma, a Assessoria Econômica da Fecomércio-RS projeta uma queda real (descontada a variação de preços) de 1,5% a 2,5% nas  vendas do comércio varejista do Rio Grande do Sul para o Dia dos Pais em 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado. A expectativa é que os tickets médios sejam menores do que os verificados no ano anterior, refletindo o que já ocorreu no Dia das Mães.

As atividades mais impactadas pelo Dia dos Pais, com elevação das vendas em relação a outras épocas do ano, costumam ser equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação; vestuário e calçados e outros artigos de uso pessoal. Em 2015, é importante observar dois movimentos: a queda das vendas e a migração das compras para itens de menor valor. A venda de produtos alimentares, como chocolates e vinhos, também deve ganhar mais espaço na cesta de consumo de quem vai presentear aos pais em 2015.

Resultados da LiquidaPasso
A 19ª edição da LiquidaPasso, que terminou na semana passada e teve a participação de mais de 500 empresas, ofereceu oportunidades de descontos significativos para o consumidor. A campanha, também organizada pela CDL, foi considerada positiva. “Foi um sucesso. Tivemos um crescimento de 15% em relação as vendas que estavam acontecendo”, revelou o presidente da CDL. A entidade teve que adaptar o comparativo de crescimento com o cenário econômico atual. “Hoje temos um novo patamar econômico e tivemos que fazer um novo parâmetro comparativo. Não podemos comparar com anos anteriores. Estamos em outro momento”, disse Stramari.

Muitos consumidores optaram muito pelo pagamento à vista. “Isso demonstra que a crise é muito mais política do que econômica. Agora é que ela está agravando a econômica, porque a política está demorando para agir. Cada um está pensando nos seus interesses e não no Brasil. O dinheiro não some de uma hora para outra. As pessoas estão com o seu dinheirinho, mas estão com medo de investir devido ao receio de perder o emprego e não ter mais recurso. As pessoas estão comprando mais consciente, dentro da sua possibilidade de pagamento”, salienta o presidente da CDL.

Gostou? Compartilhe