Depois da LiquidaPasso, que encerrou no dia 25 de julho, o comércio de Passo Fundo está apostando na campanha do Dia dos Pais, que inicia no próximo sábado (01), para alavancar as vendas. A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é de um aumento entre 10% e 15% comparado com as vendas em dias normais do ano. Muitas lojas investem em opções de pagamento parcelado e em descontos atrativos à vista. A CDL aposta na divulgação da campanha para incentivar os consumidores. “Estamos investindo em mídia para ajudar nas vendas. Mas, os filhos sempre lembram dos pais e com certeza comprarão um presente”, acredita o presidente da CDL, Agadir Stramari.
Um dos segmentos mais procurados nesta data é o vestuário masculino. “Normalmente, o segmento mais procurados é o da moda masculina, roupas e calçados. Mas, há também a perfumaria, celulares”, ressalta Stramari. Tem lojas que já estão com as vitrines decoradas para a campanha do Dia dos Pais e apresentam descontos convidativos. De acordo com o presidente da CDL, cada lojista tem a liberdade para oferecer descontos e formas de pagamento.
Projeção da Fecomércio RS
As vendas do Dia dos Pais deverão repetir o que vem sendo verificado nos meses anteriores, isto é, queda em relação ao mesmo período do ano anterior. Dessa forma, a Assessoria Econômica da Fecomércio-RS projeta uma queda real (descontada a variação de preços) de 1,5% a 2,5% nas vendas do comércio varejista do Rio Grande do Sul para o Dia dos Pais em 2015, na comparação com o mesmo período do ano passado. A expectativa é que os tickets médios sejam menores do que os verificados no ano anterior, refletindo o que já ocorreu no Dia das Mães.
As atividades mais impactadas pelo Dia dos Pais, com elevação das vendas em relação a outras épocas do ano, costumam ser equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação; vestuário e calçados e outros artigos de uso pessoal. Em 2015, é importante observar dois movimentos: a queda das vendas e a migração das compras para itens de menor valor. A venda de produtos alimentares, como chocolates e vinhos, também deve ganhar mais espaço na cesta de consumo de quem vai presentear aos pais em 2015.
Resultados da LiquidaPasso
A 19ª edição da LiquidaPasso, que terminou na semana passada e teve a participação de mais de 500 empresas, ofereceu oportunidades de descontos significativos para o consumidor. A campanha, também organizada pela CDL, foi considerada positiva. “Foi um sucesso. Tivemos um crescimento de 15% em relação as vendas que estavam acontecendo”, revelou o presidente da CDL. A entidade teve que adaptar o comparativo de crescimento com o cenário econômico atual. “Hoje temos um novo patamar econômico e tivemos que fazer um novo parâmetro comparativo. Não podemos comparar com anos anteriores. Estamos em outro momento”, disse Stramari.
Muitos consumidores optaram muito pelo pagamento à vista. “Isso demonstra que a crise é muito mais política do que econômica. Agora é que ela está agravando a econômica, porque a política está demorando para agir. Cada um está pensando nos seus interesses e não no Brasil. O dinheiro não some de uma hora para outra. As pessoas estão com o seu dinheirinho, mas estão com medo de investir devido ao receio de perder o emprego e não ter mais recurso. As pessoas estão comprando mais consciente, dentro da sua possibilidade de pagamento”, salienta o presidente da CDL.