UPF Parque receberá empresa de agrometeorologia

Empresa atua internacionalmente na área

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O segundo módulo do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque) encubará uma empresa que atua internacionalmente na área de agrometeorologia e agricultura de precisão. A EnsoAg Inc. está no mercado há quatro anos e ajuda produtores rurais a tomarem decisões de forma mais acertada. Neste mês de julho, um dos sócios da empresa, Clyde W. Fraisse, esteve no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF) para participar das tratativas da encubação.

A EnsoAg desenvolve aplicativos e sistemas de web que ajudam os produtores agrícolas a maximizarem oportunidades, reduzirem custos de produção, aumentarem a sustentabilidade de suas operações e minimizarem os riscos decorrentes das variações climáticas. A empresa se abastece de informações de fontes como a Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), Serviço Meteorológico Norte-Americano (Noaa) e Instituto Nacional de Meteorologia do Brasil (Inmet), bem como de estações meteorológicas que os agricultores podem instalar em suas propriedades. A estada de Fraisse na região também serviu para a apresentação do aplicativo SmartCampo, desenvolvido pela empresa, na região norte do Rio Grande do Sul.

Fraisse, que é professor na Universidade da Flórida, acredita que a encubação da sede brasileira da EnsoAg no UPF Parque será decisiva para o crescimento da empresa. “Além de oferecer toda a estrutura necessária, o Parque nos aproxima de outras empresas do ramo, que podem ser parceiras no desenvolvimento de novas funções. Aliam-se a isso o fato de a Universidade formar os profissionais de que precisamos e estar localizada em uma região com agricultura forte”, destacou. A EnsoAg desenvolve atividades nos Estados Unidos e no Paraguai, e em diferentes estados brasileiros, em especial na região sul.

 

Gostou? Compartilhe