O coordenador da Comissão Especial de Aviação Civil Regional, deputado Frederico Antunes participou nesta sexta-feira (31), em Porto Alegre, de reunião com o Ministro Chefe da Secretaria da Aviação Civil da Presidência da República, Eliseu Padilha. Frederico fez um balanço do trabalho realizado ao longo desses quatro meses pela Assembleia Legislativa visando auxiliar a retomada e ampliação dos voos regionais no Rio Grande do Sul.
Durante o encontro, o deputado e o ministro fizeram contato com o secretário Geral de Governo do RS, Carlos Burigo onde conversaram a respeito da elaboração de Decreto Estadual visando a redução do ICMS do Querosene da Aviação. Segundo Burigo, a intenção do governo é anunciar ainda durante o mês de agosto a redução da alíquota para as empresas aéreas que operam no Rio Grande do Sul. Essa proposta é defendida pela Comissão da Aviação Civil Regional como forma de incentivar as companhias a ampliar a oferta de voos e rotas nos aeroportos gaúchos.
Sobre a binacionalização do Aeroporto de Rivera, o ministro informou que na semana passada esteve reunido, em Brasília, com o Embaixador do Uruguai no Brasil onde avançaram as negociações sobre o tema. A ideia, segundo Eliseu Padilha, é de que na segunda quinzena de agosto ocorra, em Rivera / Uruguai, uma reunião conjunta entre autoridades uruguaias e brasileiras visando a assinatura de um protocolo de intenções entre os dois países, objetivando que a binacionalização do aeroporto ocorra até o final de 2015. “A binacionalização representará um importante fluxo de passageiros entre os dois países e consequentemente será um incentivo ao comércio”, comentou Frederico Antunes, quem ainda destacou que, depois de concretizada, esta parceria servira sem dúvida alguma como exemplo para a viabilização de outros tantos projetos semelhantes.
Ao final da reunião, Frederico e Padilha comentaram a respeito do convite recebido do vice-presidente da Avianca Brasil, Tarcísio Gargioni, para participarem hoje (2), em Passo Fundo da cerimônia de boas-vindas à chegada do primeiro voo do Airbus A318 da companhia ao aeroporto Lauro Kurtz, em Passo Fundo. Conforme o deputado, que vem liderando à frente da Comissão uma mobilização estadual pela retomada das atividades da aviação regional, a boa notícia de Passo fundo, com a substituição do Fokker MK 28 pela nova aeronave, já evidencia o resultado dos trabalhos do órgão técnico. “Estamos trabalhando muito, com o apoio irrestrito do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, para devolvermos ao Rio Grande uma malha aeroviária que contribua para fortalecer o desenvolvimento do nosso interior”, finalizou deputado progressista. Os voos do A318 serão operados de domingo a sexta-feira, saindo de Guarulhos às 12h25min. com chegada a Passo fundo às 14h05min. Na rota inversa, o voo parte da cidade gaúcha às 14h20min. e pousará em Guarulhos às 16h20min., com conexões para diversas cidades do Nordeste.