O Projeto de Extensão Observatório dos Meios, ligado ao curso de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação da Universidade de Passo Fundo (FAC/UPF), promove a primeira oficina para discussão sobre como a mídia aborda questões relacionadas a crianças e adolescentes. Destinado aos acadêmicos dispostos a debater essa temática, o encontro acontece na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, das 18h às 19h, na FAC.
Sob a coordenação da professora Me. Maria Joana Chaise, o projeto, que teve início em abril deste ano, é desenvolvido por alunos e professores do curso de Jornalismo, com o objetivo principal de promover a educação para a crítica das práticas jornalísticas, fomentando o exercício de análise dos produtos jornalísticos produzidos atualmente na cidade de Passo Fundo. Com foco no tratamento concedido a crianças e adolescentes, os debates visam à formação de uma cultura jornalística mais comprometida com a pauta social relativa a essas populações.
De acordo com Maria Joana, a intenção é que a iniciativa seja posteriormente ampliada para atenção a outros públicos específicos e eventualmente outros meios. “Nosso propósito é fazer uma avaliação do agendamento de pautas, dos valores-notícia de seleção dessas pautas, da contemplação ou negligência de determinadas fontes, da contextualização das abordagens, das políticas públicas, enfim, dos elementos de produção das narrativas jornalísticas que serão disseminadas junto à população, além de promover uma discussão com os envolvidos nessa produção. Num segundo momento, pretendemos discutir essa produção com os públicos aos quais esses conteúdos se referem”, explica.
Para contribuir com a pauta social agendada nos veículos, ainda neste semestre, as oficinas serão abertas aos jornalistas que atuam em veículos de comunicação ou assessorias de imprensa em Passo Fundo.
As inscrições para essa primeira oficina devem ser realizadas até sexta-feira, dia 07 de agosto, por e-mail, enviado para o endereço eletrônico [email protected]. As vagas são limitadas.