Prefeitura inaugura Centro de Atenção Psicossocial Infantil

O Caps-i terá acolhimento aberto de segunda a sexta-feira, sem agendamento, e atenderá das 08h às 18h.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As celebrações dos 158 anos do município foram marcadas nesta segunda-feira (03) pelo atendimento de uma importante demanda da comunidade, através da inauguração do Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps-i), feita pela Prefeitura de Passo Fundo. “Esta é parte importante da comemoração oficial da Semana do Município. A inauguração do Caps infantil simboliza um novo ciclo, que zela ainda mais pelo cuidado da saúde mental das crianças e adolescentes de nossa cidade”, disse o prefeito, Luciano Azevedo. O prefeito ainda destacou a importância do esforço conjunto do Ministério Público, Poder Público e da Defensoria Pública na construção da proposta.

Conforme esclarece o secretário de Saúde, Luiz Artur Rosa Filho, o CAPS Infantil é um serviço ambulatorial de atenção psicossocial para atendimento de crianças e adolescentes em sofrimento psíquico grave, ou que fazem uso, abuso ou são dependentes de substâncias psicoativas. “Este é um local de portas abertas, com atendimento SUS e onde o trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar”, informa o secretário.

Segundo a coordenadora de Saúde Mental, da Secretaria de Saúde, Talissa Tondo, este é o primeiro serviço especializado a nível ambulatorial dentro da linha de cuidados em saúde mental, voltado à infância e adolescência. “O Caps-i está em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente, primando pela assistência integral à saúde”, afirmou Talissa.

“Com certeza, a cidade ganha muito com esta iniciativa. Prestando este atendimento especializado, facilitamos a integração entre família, paciente e equipe técnica. Para o Ministério Público da defesa da criança e do adolescente esta é uma grande vitória e avanço”, declarou a promotora de Justiça da 1a Promotoria de Justiça Cível, Clarissa Ammélia Simões Machado. Para o juiz da Vara da Infância e Juventude, Dalmir Franklin Oliveira, “a administração municipal tem demonstrado criatividade, bom senso e competência, provando que existe espaço para prestar um bom serviço à população”.

O Caps-i terá acolhimento aberto de segunda a sexta-feira, sem agendamento, e atenderá das 08h às 18h.

 

Gostou? Compartilhe