A Escola Municipal de Ensino Fundamental Benoni Rosado, no Bairro São José, que atende mais de 200 alunos, foi atingida por um incêndio na madrugada dessa quarta-feira (05). O incêndio ficou concentrado na biblioteca, onde danificou bastante o telhado, e nas salas de recursos (atendimento de alunos incluídos) e de apoio. No momento do incêndio não havia ninguém no local. O trabalho do Corpo de Bombeiros para conter as chamas durou até o início da manhã.
O prefeito Luciano Azevedo, na companhia do secretário de Educação, Edemilson Brandão, e do secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, esteve na escola para verificar os estragos e definir o trabalho de recuperação. “Vamos juntos, Prefeitura e a comunidade, reconstruir a escola e entregá-la renovada aos alunos”, falou Luciano.
Ainda nesta quarta-feira, os engenheiros e técnicos da secretaria do Planejamento da Prefeitura de Passo Fundo devem iniciar o levantamento para em dez dias apresentar um projeto definitivo de recuperação da EMEF Benoni Rosado. Segundo o secretário Edemilson, também já iniciaram as tratativas para relocação dos alunos para outras duas entidades do bairro, Fundação do Menor e Escola do Hoje. “Vamos definir alguma parceria com essas entidades para não prejudicar o ano letivo dos alunos enquanto estiverem sendo realizadas as obras. Pretendemos também viabilizar o transporte para os alunos se deslocarem a esses locais”, disse.
Conforme a diretora da escola, Gizela Oliveira Almeida, a comunidade está triste e chateada com o acontecido, mas, agradecida com o apoio dos professores, pais de alunos. “É um momento triste, mas de união para recuperar nossa escola. Agradecemos a preocupação do prefeito Luciano, que já esteve aqui e começou a tratar da recuperação da escola e da relocação dos alunos para não perderem o ano letivo”, frisou Gizela. Durante todo o dia será realizada a limpeza e remoção dos entulhos.
Os agentes do Instituto Geral de Perícias (IGP) estiveram na escola e realizaram o levantamento para a confecção do laudo que apontará a causa do incêndio. O resultado deve ser apresentado em até 60 dias.
Prefeitura já está tratando da recuperação da Escola Benoni Rosado
· 1 min de leitura