O que dizer de uma cidade com 158 anos de existência, Polo Regional em Serviços, Saúde e Educação, com uma população de 200 mil habitantes, 6º melhor PIB do Rio Grande do Sul sem ser repetitivo, vago ou técnico em demasia? Nos deparamos com este dilema na reunião de pauta que definiu o modelo do Caderno Especial comemorativo ao aniversário de Passo Fundo. Um Jornal com 90 anos de participação nesta história já teve a oportunidade de produzir todo o tipo de especial comemorativo. É claro que os tempos foram outros e as gerações que comandaram estes trabalhos também mudaram.
O consenso de renovação do olhar diante de acontecimentos rotineiros, nos permite soltar a imaginação, dando vazão ao processo criativo. E se as pessoas manifestassem o seu amor por Passo Fundo? E se mostrássemos o quanto a cidade é hospitaleira? E se contássemos as lendas e histórias deste povo? E se... e se... Tantos e se...
Decidimos então desvendar um mistério: o encanto da água do Chafariz da Mãe Preta. Será mesmo que aqueles que tomam sempre voltam? É claro que a água que hoje jorra da fonte não é mais própria para consumo. Então, vamos dar à nossa lenda urbana uma interpretação bairrista. Partindo de um olhar histórico, resgatamos a lenda e fomos conhecer a trajetória de vida de pessoas que amam esta terra, que nasceram aqui e não trocam Passo Fundo por lugar nenhum do mundo, ou que aqui se estabeleceram para trabalhar, estudar e constituir família. No imaginário popular, estas pessoas, que se multiplicam pela cidade, teriam bebido da água do Chafariz da Mãe Preta.
O Caderno Especial em homenagem a Passo Fundo é uma declaração de amor à cidade, traduzida pelas histórias reais de passo-fundenses natos e filhos do coração. Fica o convite à leitura.
Era uma vez...
ACESSE AQUI A EDIÇÃO DIGITAL DO CADERNO ESPECIAL
ACESSE AQUI A EDIÇÃO EM PDF DO CADERNO ESPECIAL