Aconteceu nesse sábado (08), o lançamento do Projeto Minha Cidade Tem Museu, uma das atividades em comemoração aos 158 anos de Passo Fundo. A ação desenvolvida durante todo o dia, contou com a distribuição de folders e adesivos, indicando onde ficam os dois museus, o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu do Arquivo Histórico Regional (MHR), e as atividades realizadas no espaço, localizado no prédio da Antiga Intendência, na Avenida Brasil.
Segundo a coordenadora do MAVRS e do MHR, Tania Aime, um levantamento de visitação mostrou que a população não sabe ou não reconhece o local como um espaço que abriga dois museus. "Resolvemos trabalhar nesse projeto com o propósito de divulgar para as pessoas a importância de termos museus. Isso é reeducar a população, é reeducar as crianças e incentivar a visitação. O museu é um espaço de lazer, um espaço dinâmico, não é só a exposição que tem ali, nós desenvolvemos uma série de atividades educativas com as crianças", destacou Tania.
Entre os materiais desenvolvidos para a divulgação do acervo, foram feitas quatro pastas com linguagens de arte, como pintura, desenho, gravura e escultura. As pastas podem ser retiradas pelos professores da rede municipal, estadual e particular, para que sejam desenvolvidas práticas em sala de aula com os alunos. Outra ação realizada foi a confecção de uma pasta educativa com trabalhos da artista plástica Ruth Schneider, que leva o nome do museu e apresenta algumas lâminas com os trabalhos da artista.
Para a moradora de Passo Fundo, Rose Silveira, que ainda não conhecia os museus, a atividade serve para informar a população sobre a importância desse espaço cultural da cidade. ?É importante a população saber que temos todo esse acervo cultural disponível, para que possamos trazer nossos filhos, conhecer um pouco da nossa história.?
Os dois museus são administrados pela Universidade de Passo Fundo (UPF), devido ao convênio entre o município e a universidade. A iniciativa do município para realizar o Minha Cidade Tem Museu, através do MAVRS e MHR, conta com investimento do Ministério da Cultura, captado por meio de outro projeto, intitulado Arte ao alcance de todos, divulgação do acervo do museu de artes.
Lançado Projeto Minha Cidade Tem Museu
· 1 min de leitura