O yacon (Smallanthus sonchifolius) é um tubérculo de origem Andina, que é cultivado no Brasil desde 1989. Suas raízes tuberosas são semelhantes a batatas doces em aparência, possuem gosto doce e polpa crocante.
A batata yacon apresenta elevado teor de água, possui reduzido valor energético e é rico em frutooligossacarídeos (FOS), que exercem funções semelhantes às fibras alimentares no organismo humano. Também contém compostos fenólicos, tais como ácido clorogênico, ácido ferúlico e ácido cafeico, além de flavonóides como a quercetina
É considerado um alimento nutracêutico, sendo que o consumo regular apresenta diversos benefícios para a saúde humana, tais como: controle da glicemia (açúcar no sangue) diminuindo os fatores de risco de diabetes; fortalecimento do sistema imunológico; redução da pressão arterial e do colesterol; melhora da função intestinal eliminando bactérias patogênicas pela ação das bifidobactérias; prevenção do câncer de cólon e auxílio na redução da obesidade.
Seu consumo é indicado principalmente na forma in natura (crua), porém também pode ser consumidas cozidas ou desidratadas. A farinha do yacon pode ser utilizada na preparação de bolos, pães e biscoitos.
Colaboração: Nair Luft – Nutricionista
Curso de Nutrição da Universidade de Passo Fundo