OPINIÃO

Cuide da sua voz neste inverno...

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quando falamos em saúde vocal, estamos nos referindo a uma série de aspectos: voz clara, emitida sem esforço, bem modulada, que seja agradável ao ouvinte e esteja adequada as diferentes situações e contextos de comunicação. Para manter as pregas vocais (cordas vocais) e todo o trato vocal saudáveis neste inverno, torna-se necessário ter alguns cuidados para evitar dores de garganta, rouquidão e outros problemas comuns.

As crises alérgicas relacionadas às vias respiratórias são frequentes em algumas pessoas fazendo com que estas fiquem vulneráveis a desenvolver problemas de voz pelo edema (inchaço) das mucosas respiratórias, o que dificulta a livre vibração das pregas vocais, assim como o catarro constante pode irritar a laringe. Diante disso, deve-se evitar ao máximo o contato com substâncias ou situações que desencadeiam a crise, como umidade, mofo, poeira, agasalhos de lã, animais domésticos etc., assim como evitar o uso abusivo da voz durante o processo alérgico.
Muitos de nós temos por hábito carregar junto de si e consumir balas, pastilhas, sprays locais e gengibre quando apresenta um quadro de gripe ou faringite. Porém, este ingênuo hábito pode até minimizar a dor e as sensações desagradáveis durante a emissão vocal, mas acaba por mascarar a dor do esforço da voz, prejudicando ainda mais o estado das mucosas.

Outra questão a ser observada é a temperatura dos alimentos e bebidas que consumimos nesta estação. Bebidas excessivamente geladas causam um choque térmico produzindo uma descarga imediata de muco e inchaço nas pregas vocais. Portanto, os primeiros goles de bebidas geladas devem ser mantidos na boca por alguns segundos antes de engolidos, para evitar a brusca mudança de temperatura. Já os chás e cafés, assim como o chimarrão excessivamente quentes podem aumentar o risco de câncer de boca, faringe, esôfago e laringe.

Falando em temperatura, as mudanças bruscas do tempo afetam o trato respiratório favorecendo infecções e inflamações que impedem a livre função vocal, sobretudo se o indivíduo estiver transpirando ou com pouca roupa. Para prevenir os resfriados é importante manter a alimentação equilibrada, descanso e boas noites de sono, ingerir em média 8 copos de água por dia, além de evitar o contato direto com pessoas gripadas. Em locais aquecidos por estufa ou calefação, o ressecamento do ar exige a reposição de líquidos no organismo com mais seriedade ainda.
Para os profissionais da voz, é interessante evitar o uso de descongestionantes, anti-histamínicos e vitamina C antes da exposição vocal, uma vez que estes medicamentos constantemente usados no inverno diminuem as secreções de todo o trato respiratório, produzindo ressecamento do nariz, boca e laringe, além de poderem causar reações colaterais como insônia, irritabilidade, tremor e irritação gástrica que são percebidos na voz, piorando o seu desempenho.

Seguem acima algumas dicas para evitar problemas no seu desempenho vocal na estação mais fria do ano, pois cada vez mais a voz torna-se o cartão de visitas para qualquer pessoa ou profissional, uma vez que todos usamos a comunicação verbal no trabalho, mesmo em diferentes seguimentos de atuação. Lembre-se, uma voz bem impostada tem o poder de persuadir, encantar e convencer, assim como uma voz rouca, trêmula e cansada pode afastar pessoas e causar uma péssima impressão, portanto, cuide bem da sua!

 

 

Gostou? Compartilhe